Camaro 2017, reforçando a cavalaria

Camaro 2017, reforçando a cavalaria

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O novo Camaro 2017 já está por aqui. Ele vai ser a estrela da Chevrolet no Salão do Automóvel, de 10 a 20 deste mês e, praticamente ao mesmo tempo, disponível nas concessionárias da marca. Mas, se ele já tem feito muito sucesso por aqui (vendeu mais de 5.000 unidades desde que chegou em 2010), o novo modelo, que está em sua sexta geração, promete mais, já que será importado somente na versão SS, que é a mais potente feita até hoje. Apesar do novo visual, manteve o estilo muscle car do modelo anterior, porém com linhas mais contemporâneas que remetem ao primeiro modelo. Mais bonito e agressivo, segundo a GM, só sobraram duas peças do anterior: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama. A versão SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro, mas só deverá chegar às lojas no fim do primeiro trimestre do ano que vem.

Um pouco menor no comprimento, altura e largura que o da geração anterior, o Camaro SS 2017 está mais compacto e ganhou, também, um novo motor V8 de 6,2 litros de cilindrada. Com injeção direta, fornece 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque, 55 cv e 7 kgfm, respectivamente, a mais que a versão anterior. É o mesmo motor usado no Corvette Stingray, porém com cerca de 20% dos componentes desenvolvidos exclusivamente para o Camaro, incluindo um sistema de escapamento tubular em forma de “Y”. Entre as tecnologias que oferece, está a nova geração do sistema AFM (Active Fuel Management) de desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor desativa metade dos cilindros para poupar combustível. O câmbio é automático de 8 marchas e permite trocas manuais por meio de aletas atrás do volante.

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No interior, a “reforma” também foi grande, com novos painel, console, laterais das portas, bancos e volante. Além de mais refinada, traz quadro de instrumentos configurável; Heads-up Display; sistema multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play; alto-falantes Bose; carregador wireless para smartphone; volante com aquecimento; bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória; ar-condicionado dual zone; e partida remota. Outra novidade é o intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro sobe. O novo Camaro tem ainda oito airbags, faróis de xenônio e lanternas com LEDs. Enquanto o cupê soma teto solar elétrico à sua lista de equipamentos de série, o conversível tem capota com acionamento retrátil completamente automático. A operação pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h). Quando fechada, a capota traz exatamente a mesma silhueta do cupê.

As 100 primeiras unidades a serem vendidas, serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano, com direito a numeração e que traz acabamentos exclusivos. Seu preço é de R$ 297.000. Disponível apenas com carroceria cupê, por fora se diferencia pela pintura cinza grafite; faixas decorativas no capô e tampa do porta-malas; grade com detalhes cromados; emblemas “50th” nas laterais e grade; spoiler na cor do veículo; rodas de alumínio aro 20” com design exclusivo; e pinças de freio pintadas em laranja. Por dentro, o revestimento em couro é em dois tons (cinza e preto); costuras em laranja; além de emblemas Fifty.

Em torno de 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28% mais rígido e 83 kg mais leve, com o uso de aços de alta resistência e o alumínio em diversos componentes do veículo. Um exemplo é a suspensão, independente nas quatro rodas, do tipo multi-link, que ficou 12 kg mais leve.

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Os freios são da marca Brembo, com discos ventilados de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. Já os pneus são mais largos atrás, onde se concentra a tração. As medidas são 245/40 ZR20 na frente e 275/35 ZR20 atrás. Do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. Para auxiliar o motorista em uma pilotagem orientada à performance, o novo Camaro traz uma série de tecnologias: sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine (azul no modo Passeio e vermelho no Pista). O aerofólio exclusivo do modelo SS é do tipo suspenso e permitiu elevar em 50% o “downforce” traseiro. Para os entusiastas da performance, o novo Camaro ainda disponibiliza para o motorista no quadro de instrumentos, uma tela central que pode ser configurada com indicador de força-g; cronômetro de volta; temperatura e pressão do óleo do motor; temperatura do fluído de transmissão; e indicador de temperatura dos pneus. Outra tela, de oito polegadas, na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções do sistema multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e navegação com mapas em 3D.

 

Ficha Técnica: ficha_tecnica

 

Vídeo release:

 

 

Fotos e vídeo: divulgação General Motors

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br