C-Aircross, o novo conceito de SUV da Citroën

Que os SUVs estão na moda e não sentem a crise nas vendas, todo mundo sabe e é motivo mais que suficiente para que as fábricas de automóveis trilhem nessa direção. Tanto que a Citroën acabou de revelar mundialmente o carro conceito C-Aircross, uma interpretação da marca de um SUV compacto global.

Muito colorido e com um ar robusto, design típico de um SUV, tem também no interior a preocupação de oferecer um ambiente ao mesmo tempo bem acabado e relaxado. Tudo complementado por largos bancos e teto solar panorâmico que se abre. Ele também traz o que a marca francesa chama de Citroën Advanced Comfort, um sistema com muita tecnologia embarcada, que traz aplicações como o mostrador virtual em cores no para-brisa (projetado sobre uma lâmina que fica no campo de visão do motorista); volante multifuncional de raio único (uma releitura dos volantes usados nos antigos Citroën DS); retrovisores com câmeras e recarga de smartphones por indução. O sistema multimídia fica no centro do painel em uma tela de 12 polegadas sensível ao toque.

Com 4,15 metros de comprimento, 1,74 de largura e 1,63 de altura, o C-AIRCROSS Concept se distingue pelo capô alto e curto. Para sugerir aventura, tem a vestimenta típica dos SUVs, com molduras nos para-lamas, proteções laterais na parte inferior da carroceria e para-choques reforçados. As rodas, em liga leve, tem aro 18 polegadas. As luzes de condução diurna em LED são fixadas na parte alta da grade dianteira, separadas dos faróis principais. Na traseira, o destaque fica por conta das lanternas em 3D, constituídas por três anéis luminosos e “flutuantes”. Interessante são as últimas janelas traseiras que, além do efeito “flutuante”, são retro iluminadas e pensadas como persianas para renovar o ar interior e, ao mesmo tempo, permitirem a passagem de luz.

CL 17.008.001 (3554 x 2000)
CL 17.008.002 (3554 x 2000)
CL 17.008.004 (3554 x 2000)
CL 17.008.003 (1320 x 743)

A aerodinâmica foi outro ponto chave no projeto do conceito. Para aumentar a eficiência, as entradas de ar no para-choque dianteiro se abrem ou fecham de acordo com a velocidade ou a necessidade de refrigeração do motor.

Quando o assunto é conectividade, o C-AIRCROSS Concept possui o aplicativo Share with U, que funciona por meio do hotspot Wifi do veículo, permitindo ao motorista compartilhar com seus companheiros de viagem os seus arquivos de mídia (jogos, música, fotos, vídeos). Tem, ainda, a ConnectedCAM Citroën™, uma câmera HD logo atrás do espelho retrovisor interno, que registra o que o motorista vê do lado de fora e com um clique, pode compartilhar as imagens nas redes sociais. Para incrementar o conforto acústico, os encostos de cabeça dianteiros e traseiros possuem alto-falantes e microfones integrados. Cada um pode, então, escolher se comunicar com outros passageiros, ouvir suas músicas sem perturbar os outros, ou mesmo se isolar.

No que diz respeito à mecânica, nada foi revelado. Mas, o caráter off-road do C-Aircross Concept é reforçado pelo Grip Control, sistema que melhora a tração em terrenos escorregadios, permitindo rodar por estradas de terra com tranquilidade.

O C-Aircross ainda é um estudo, mas, certamente, ditará as linhas e a tecnologia embarcada nos próximos SUVs da marca francesa.

Veja também o filme do novo conceito no link abaixo:

Fotos e vídeo: divulgação Citroën

 

Para anunciar no site, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br e solicite nosso Mídia Kit.

Inscreva-se e receba nossa newsletter semanal

Seu nome:
E-mail:*
Digite os caracteres que você vê aqui:

Deixe seu comentário: