BYD inicia teste para tentar fornecer ônibus elétrico para Curitiba

BYD inicia teste para tentar fornecer ônibus elétrico para Curitiba
Curitiba inicia testes com um ônibus elétrico da chinesa BYD no transporte coletivo. (Foto: Hully Paiva/SMCS )

Marca chinesa participa de edital público para fornecer ônibus elétrico para Curitiba. Veículo tem 250 km de autonomia e leva 170 pessoas

Curitiba, no Paraná, iniciará testes com ônibus elétricos na próxima sexta-feira, dia 28 de abril. A avaliação será feita com um modelo articulado da marca chinesa BYD. O coletivo circulará pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste. Esses testes fazem parte do plano de eletromobilidade do município, e terão duração de 30 dias, podendo ser prorrogados por mais 30 dias.

O teste com ônibus elétrico faz parte de um edital público que jaá conta com seis empresas cadastradas, além da BYD: Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo. Até outubro, serão testados oito veículos dessas empresas. Os resultados dos testes serão utilizados para elaborar o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal em 2024. Esses veículos trafegarão nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.

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Os ônibus elétricos são considerados o futuro da mobilidade nas grandes cidades, por não emitirem CO2 e por terem baixo ruído. Esse tipo de transporte é uma das principais agendas da cidade. A meta é que, até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero, alcançando 100% até 2050.

O ônibus BYD que será testado tem carroceria da Marcopolo, é articulado, de piso baixo, com capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e carregamento de bateria em quatro horas. Curiosamente, o ônibus não vai ser utilizado por passageiros!

É que o veículo fornecido tem portas de embarque do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo. “Se for aprovado nos testes, no entanto, o ônibus terá que ser produzido dentro das especificações do município”, diz Celso Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs, empresa pública responsável pelo gerenciamento do transporte.

Para simular o peso dos passageiros, o veículo será carregado com bombonas de água. As baterias serão recarregadas durante a noite na garagem da empresa Glória. Doze motoristas, incluindo duas mulheres, serão treinados para dirigir o ônibus da BYD durante o período de testes.

Para garantir a eficácia do teste, a BYD e a URBS definiram o trajeto que o ônibus elétrico irá percorrer. O veículo vai trafegar em trechos de diferentes topografias, com diferentes altitudes e velocidades, para testar como ele se comporta nessas condições.

O edital de chamamento público para a realização dos testes com os ônibus elétricos foi lançado em 2021. A iniciativa faz parte de um plano maior de Curitiba, que busca reduzir a emissão de poluentes e tornar o transporte público mais sustentável e eficiente. A cidade já é conhecida por seu sistema de transporte público de alta qualidade, que foi implantado na década de 1970 e se tornou referência internacional.

Segundo a prefeitura, a transição para uma frota de ônibus elétricos será feita de forma gradual, para garantir que o processo seja bem-sucedido.

Além da BYD, Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo vão testar seus veículos ao longo deste ano. Os resultados dos testes serão usados para orientar a escolha dos ônibus elétricos que farão parte da frota municipal a partir de 2024.

Em setembro do ano passado, outra montadora chinesa, a Higer, fez uma demonstração do seu ônibus elétrico em cinco linhas do transporte coletivo de Curitiba. Na ocasião, 3.923 pessoas utilizaram o veículo.

A Higer deve voltar a fazer testes nesse ano, dessa vez já dentro do edital de chamamento público para avaliação técnica. (Fonte: Redação e Prefeitura)

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br