A BMW celebra agora em maio de 2025 30 anos do início da produção do Z3 na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. O roadster foi simplesmente o primeiro carro da empresa a ser produzido fora da Alemanha. E tem história cheia de sucessos, com praticamente 300 mil unidades fabricadas (foram exatas 297.087).
Seu primeiro “piloto” foi ninguém menos que James Bond, no filme da saga do agente 007 “GoldenEye”. A estreia foi em novembro de 1995 e o BMW Z3 foi o companheiro do ator Pierce Brosnan nas cenas dinâmicas. Curiosamente, o carro do filme está exposto no museu da BMW em Munique.
Para celebrar, ainda em 1995 foi lançada no mercado norte-americano uma edição limitada do carro chamada Z3 James Bond Edition, com 20 unidades. O sucesso foi tão grande que a produção aumentou para 100 unidades. E no início de 1996, toda a produção anual do esportivo (cerca de 15 mil unidades) já estava vendida.


Design que segue a fórmula dos roadsters
A carroceria do BMW Z3 foi desenhada por Joji Nagashima, que também criou os traços do BMW Série 5 E39 e do Série 3 E90. Ele seguiu a clássica fórmula dos roadsters da BMW: capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e posição de dirigir recuada, quase sobre o eixo traseiro.
A própria BMW afirma que o Z3 foi sucessor, em tamanho, do BMW 507 dos anos 1950. A marca diz que seu design combinava formas modernas e ousadas com detalhes clássicos – como as aberturas laterais, que parecem brânquias. Atualmente, seu design é considerado um clássico atemporal. Por isso há tantos clubes de fãs ao redor do mundo.
Gama de motores completa
Quando foi lançado, o BMW Z3 vinha com motores de quatro cilindros, de 115 cv e 143 cv. Já em abril de 1997 chegou o inesquecível motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros com 193 cv. Além disso, a divisão M apresentou o Z3 Roadster M com motor de 3,2 litros e 321 cv. Com esse conjunto – o mesmo do M3 E36 – o Z3 virou um verdadeiro esportivo de alto desempenho.
Dois anos depois, em 1999, quando já haviam sido vendidas quase 170 mil unidades, o modelo recebeu um facelift, com traseira mais musculosa, novas lanternas e dianteira com faróis de bordas cromadas.
Mecanicamente, surgiram novidades como o motor 1.9 de 117 cv; os seis cilindros 2.0 de 150 cv e 2.2 de 170 cv; e, no topo da gama, os seis cilindros 3.0 de 231 cv e a versão M com 325 cv.
BMW Z3 Coupé: carroceria especial
Dentro da história do Z3, merece destaque a versão cupê, lançada em 1998. Sua traseira tão peculiar, segundo a BMW, remete ao BMW 328 Sportcoupé, com o qual Huschke von Hanstein e Walter Bäumer venceram a Mille Miglia de 1940. Atualmente, o BMW Z3 Coupé é um carro cultuado por ser de certo modo “raro”: teve só 18 mil unidades fabricadas.
Os Z3 Coupé foram vendidos só com motores de seis cilindros: o Z3 Coupé 2.8 de 193 cv, o 3.0 de 231 cv e as versões M com 321 e 325 cv. Curiosamente, o Z3 M Coupé foi o carro utilizado na MotoGP durante a temporada de 2000. Outro fato curioso é sua versão “Millennium Edition”, sorteada entre leitores de uma revista alemã.
Na carroceria roadster, porém, também existe uma unidade única e muito especial: o Z3 M V12. Esse carro, com um monstruoso motor V12 de 326 cv, foi construído para testar a capacidade do compartimento do motor do roadster.
O BMW Z3 já é clássico
A última unidade fabricada na planta de Spartanburg saiu da linha em 28 de junho de 2002 e está exposta no museu da fábrica. Sem dúvida, merecida homenagem a um roadster que proporcionou aos seus motoristas todo o prazer de dirigir característico de um BMW.
Vale dizer que entusiastas dos esportivos já consideram o BMW Z3 um clássico há alguns anos – e 2025 é uma data especial pois com seus 30 anos quem tiver um exemplar todo original no Brasil já poderá solicitar sua placa preta.