BYD supera Fiat, GM e Toyota em vendas no varejo

BYD supera Fiat, GM e Toyota em vendas no varejo

A BYD registrou um marco significativo no cenário automotivo brasileiro em abril de 2025. Dados da Fenabrave (Federação dos Concessionários) indicam que a empresa ascendeu à segunda posição em vendas de automóveis no varejo, que contabiliza as negociações com o consumidor final, excluindo vendas para frotistas e locadoras. Nesse segmento, a chinesa superou marcas tradicionais como Fiat, GM e Toyota, ficando só atrás da Volkswagen.

Em termos de emplacamentos em abril (somando automóveis e comerciais leves), a BYD alcançou 8.485 unidades (foram 8.345 automóveis e 140 comerciais leves, representados pela picape Shark), com uma pequena proporção referente a vendas diretas – esse volume posicionou a marca chinesa em nono lugar no ranking geral.

O trio de Song (Pro, Plus e Plus Premium) liderou as vendas da marca no período, com 3.140 unidades. Dolphin Mini (2.175), King (1.599) e Dolphin (973) também se destacaram. O desempenho da BYD ganha relevância pela atuação exclusiva no mercado de eletrificados, fator que tem impulsionado sua crescente no Brasil, especialmente em grandes centros urbanos.

BYD Dolphin é um dos carros elétricos mais vendidos do Brasil

Vendas da BYD no quadrimestre

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, a BYD também apresenta resultados expressivos. A marca ocupa a nona posição no ranking geral, com 30.157 unidades emplacadas de automóveis e comerciais leves. Considerando só automóveis, a empresa figura na oitava colocação, com 29.723 unidades.

Nas vendas do varejo, no acumulado de janeiro a abril, a BYD ocupa a sexta posição, demonstrando crescimento constante ao longo do ano. Esse progresso é atribuído à estratégia da marca de expandir sua rede de concessionárias, que atualmente tem 165 pontos no Brasil. A meta é alcançar 272 até o final de 2025.

O avanço da BYD no mercado brasileiro é notável, considerando o contexto ainda desafiador de eletrificados no país. Apesar do aumento na participação de mercado dos híbridos e elétricos, os modelos a combustão ainda representam a maioria das vendas.

Mesmo assim é legal notar que a montadora tem conseguido atrair consumidores com uma gama diversificada, desde carros de entrada como o Dolphin Mini até SUVs mais caros como o Song Plus.

E vale lembrar que os planos da BYD incluem a fábricade Camaçari, na Bahia, que deve fortalecer sua expansão no mercado nacional, especialmente diante do aumento das taxas de importação e do volume de veículos importados.

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Tadeu Engel

Tadeu Engel

Tadeu Engel, jornalista, trabalhou por muitos anos em fábricas automotivas do ABC paulista e hoje dedica seu tempo fazendo o que mais gosta: falar sobre carros.