BMW M235i xDrive Gran Coupé

BMW M235i xDrive Gran Coupé

Camanzi testou o BMW M235i xDrive Gran Coupé

 

Por que um sedã compacto, criado para facilitar a vida na cidade, não pode também oferecer diversão durante um fim-de-semana em um track-day? Foi pensando nisso que a BMW fez este série 2 de nome pomposo, o M235i xDrive Gran Coupé, um foguetinho terrestre que vamos conhecer agora.

 

 

Pra começar o Série 2 Gran Coupé, ganhou o prêmio de carro mais bonito na edição 2020 do International Automobile, que aconteceu em Paris em janeiro. E esta versão M235i é a mais, vamos dizer, endiabrada do modelo e que esbanja esportividade.

Com enormes entradas de ar no para-choque e o DNA característico da marca na frente, basta um simples piscar dos faróis em LED automáticos, que quem vai à frente na estrada abre passagem na hora. A esportividade é complementada com o estilo cupê da capota, rodas exclusivas de aro 18 polegadas, portas sem os arcos dos vidros e no para-choque traseiro duas saídas de escapamento, que dependendo do modo de condução, emitem um ronco dos mais agradáveis. Mas sobre isso vou falar mais pra frente.

 

Interior da BMW M235i

O acabamento, é o famoso padrão alemão, com materiais de primeiríssima qualidade e macios ao toque pra todo lado. Arremates corretos e o revestimento em couro Dakota, em duas tonalidades combinando com a cor externa. Tem ainda o pacote M Sport, que, além de rodas, freios e suspensão M Sport, inclui volante e cintos de segurança. Tudo com muito luxo e requinte apesar do ar esportivo do interior. E que é reforçado pelos bancos dianteiros tipo competição que fazem parte do pacote M Sport que equipa esta versão. Além das regulagens normais, apoio lombar e duas memórias de posição, você pode regular eletricamente também as abas laterais, detalhe que permite que abrace e firme da melhor maneira o seu corpo em curvas pra dar maior precisão na pilotagem. E, claro, são muito confortáveis. Só não gostei dos cintos de segurança dianteiros não terem regularem de altura. Mancada né?

No banco traseiro, o espaço é bom, mas só pra dois. No meio, o túnel, fim do console – que tem saídas de ar-condicionado e tomadas tipo C – e o ressalto no meio do assento e encosto, só permitem que uma criança pequena vá confortável.

E o porta-malas, mesmo para um sedã compacto, não é dos maiores. Tem apenas 430 litros de capacidade.

 

Equipamentos

Mas não economiza nos equipamentos. Head up display; teto solar elétrico; ar-condicionado bi-zona; iluminação ambiente em seis cores; carregamento de celular por indução; freio de estacionamento elétrico; porta-malas com abertura com o pé; partida por botão; portas com destravamento por aproximação e travamento por afastamento; o BMW Inteligent Personal Assistant, que controle várias funções do carro por comando de voz; Parking Assistant, que estaciona o carro sozinho; e até o Reversing Assistant, que memoriza os últimos 50 metros que o carro percorreu e pode desfaze-los em marcha ré.

E tem mais: a conexão dos smarthfones é feita sem cabo e agora as atualizações de software podem ser feitas via internet. Como aconteceu neste carro, que teve a preparação para Android Auto feita remotamente. Exatamente como acontece com um celular. Legal, né?

Tem ainda dois displays digitais de 10,25 polegadas, um para o quadro de instrumentos e outro para o multimídia onde dá para controlar e configurar todas as funções do carro e sistemas. Os comandos podem ser na tela ou no botão giratório no console. É tanta coisa que dá pra fazer, que deve levar uma semana pra aprender tudo… E não sei se tem alguém que acaba usando tudo.

 

Segurança

Como era de se esperar, a segurança é levada a sério. Os freios a disco nas quatro rodas, são poderosos M Sport; tem seis airbags, controles de tração e estabilidade; sensor de ponto cego; alerta de saída de faixa ativo; e alerta de colisão com frenagem autônoma que detecta pedestres.

Só falta um controlador de velocidade ativo, o ACC. Pelo que custa este esse carro bem que poderia ter…

 

Agora vamos à cereja do bolo: a mecânica

O M235i é equipado com o mais potente motor de quatro cilindros da BMW. É um 2.0 TwinPowerTurbo que entrega singelos 306 cavalos e 45,9 quilos de torque entre 1.750 e 4.500 rotações. É conectado a um câmbio automático de 8 marchas, com trocas sequenciais na alavanca e borboletas, e a tração é a xDrive, integral permanente nas quatro rodas. Enfim, um conjunto que permite que o M235i chegue aos 100 km/h em 4,8 segundos e só pare nos 250 km/h por conta do corte eletrônico.

 

Desempenho

Desempenho que não dá pra botar defeito, né? Fora o prazer ao dirigir, incrementado pelas fortes retomadas de velocidade, direção precisa e freios potentíssimos que estancam o M235i. A suspensão independente nas quatro rodas, claro, é ultra firme, o que permite, junto com a tração total e largas rodas de 8 polegadas e aro 18, que faça curvas grudado ao chão. No limite, tem um comportamento bem neutro e que você pode alterar, fazendo com que saia de frente ou traseira a seu gosto, controlando acelerador e direção. Porém a suspensão, aliada aos pneus de perfil baixo, em pisos irregulares deixa o carro áspero ao rodar e sacolejando mais do que a gente gostaria. Pelo menos, mesmo nessas horas, surpreende pelo silêncio.

 

Modos de condução

Ele tem três modos de condução, que são facilmente acionados por meio de botões no console e mudam o layout do quadro de instrumentos.

  • Um é o Eco Pro, que amansa a fera nas respostas do motor e câmbio, visando o menor consumo, que, auxiliado pelo sistema stop/start, foi bom. Consumo médio circuito cidade/estrada: 11,7 km/l
  • Outro é o Comfort, que faz o BMW se comportar como um sedã normal e que também permite que você ande com ele no dia-a-dia tranquilamente.
  • E o terceiro, é o Sport, quando o M235i fica endiabrado. Interessante é que ao ser acionado o modo Sport, abre uma válvula no escapamento que passa a emitir um ronco mais alto e agradável. Mas se estiver te incomodando, você pode regular a intensidade.

E aí, curtiram? Eu curti. Mas tem uma grande mancada: não tenho os 350 mil reais que custa….Tchau!

 

Notas do Emilio:

  • Desempenho           9
  • Consumo                 8
  • Segurança              10
  • Estabilidade             9
  • Acabamento           10
  • Espaço interno        7
  • Porta-malas             7
  • Custo/benefício       6

 

Ficha técnica e lista de equipamentos:

 


 

Foto e vídeo: Carros com Camanzi

 


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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