BMW M140i, pequeno endiabrado

BMW M140i, pequeno endiabrado

p90218753_highres_bmw-m140i-05-2016-2631-x-1973

O BMW M140i foi, sem dúvida, uma das grandes atrações do estande da marca no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Ele estreou em meados deste ano na Europa e agora já está disponível também nas concessionárias brasileiras. Só que, apesar de pequeno, tem um preço grande: a partir de R$ 267.950. Por aqui, o hatchback estará disponível só na versão quatro portas e a principal novidade está no novo motor TwinPower Turbo, de injeção direta, com seis cilindros em linha e 3.0 litros de cilindrada, capaz de desenvolver 340 cavalos de potência a 5.500 rpm e 51,0 kgfm de torque máximo entre 1.520 e 4.500 rpm.

Desenvolvido pela Motorsport, a divisão esportiva da BMW, o novo motor – que tem 14 cv a mais em relação ao motor anterior do modelo – é capaz de fazer o novo BMW M140i acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, 0,3 segundos mais rápido que a versão precedente. E, ao mesmo tempo, com níveis de consumo e emissões de gases poluentes até 7% menores, podendo chegar a 12,8 km/l. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

300x250

Equipado com o sistema “Valvetronic”, que gerencia a abertura e o fechamento das válvulas, o novo motor conta com cabeçote e cárter feitos em alumínio, o turbo compressor TwinScroll é integrado a um coletor de escape em aço fundido e o intercooler, para o resfriamento do ar de admissão, é do tipo indireto. Entre as novidades do motor para poupar energia, consequentemente diminuindo o consumo, estão: a bomba d’água que opera sob demanda; bomba de óleo de vazão variável; direção elétrica; função Auto Start Stop; e freios regenerativos.

A tração, como convém a um legítimo BMW, é nas rodas traseiras. O modelo vendido no Brasil só é disponível com a transmissão automática Steptronic, de oito velocidades, que é capaz de realizar reduções de marcha duplas. Para uma condução ainda mais esportiva, o M140i vem equipado com aletas para as trocas manuais sequenciais atrás do volante. Para uma maior eficiência nas arrancadas, vem equipado também com o controle de arrancada (Launch Control), sistema que permite uma máxima aceleração sem perda de tração das rodas.

A suspensão do tipo esportiva é adaptativa e rebaixada em 10 milímetros em relação ao modelo normal e, assim como os controles eletrônicos de estabilidade e tração e os freios, foi desenvolvida pela divisão Motorsport. O M140i conta ainda com faróis full-LED adaptativos e direção esportiva variável com função Servotronic e as rodas são de liga leve com 18 polegadas de diâmetro.

Internamente o acabamento é esportivo, com acabamentos em alumínio escovado. O volante e os bancos dianteiros, com ajustes elétricos, são revestidos em couro. O sistema de som é da Harman Kardon, com 12 alto falantes e potência de 360 watts. Tem ainda GPS, câmera de ré, sensores de chuva e de acendimento dos faróis e sensores de estacionamento, dianteiro e traseiro. Integra ainda o pacote de série o ar-condicionado automático digital dual zone e o teto solar elétrico.

A gama de cores externas oferece sete tonalidades diferentes, sendo uma opção sólida (Branco Alpino) e outras seis metálicas (Preto Safira, Cinza Mineral, Vermelho Melbourne, Prata Glacier, Laranja Valencia e Azul Estoril).

 

Ficha Técnica: ficha-tecnica-m140i-1

 

Foto: divulgação BMW

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br