Urbansphere: A minivan das quatro argolas

Urbansphere: A minivan das quatro argolas

Nos últimos anos os utilitários-esportivos desequilibraram o ecossistema da indústria do automóvel. Os SUVs dizimaram diversos segmentos como peruas e as minivans, também chamadas de monovolume.

No entanto, a Audi resolveu trilhar o caminho oposto com o conceito Urbansphere. Esqueça tudo que você conhece sobre minivans.

URBANSPHERE

O carro foi desenvolvido com foco no mercado chinês. Elétrico, autônomo e cheio de tecnologias, o estudo se destaca por ser o carro com maior espaço interno já feito pela marca alemã, com 3,40 m de entre-eixos.

E quando se fala em espaço interno, nada se compara a um monovolume. Com portas traseiras suicidas, que se abrem em 90 graus, esse gigante de 5,51 metros de comprimento tem cabine de primeira classe com apenas quatro bancos individuais.

Primeira classe

O acabamento segue o padrão de um carro conceito com elementos de apelo visual e não funcional. Madeira, camurça e um console com porta-copos estilizado fazem parte da decoração.

No encosto dos bancos dianteiros até telas para os passageiros de trás. Mas ao invés de viram destacadas ou aplicadas aos encostos, elas são integradas no apoio das costas.

Como os demais conceitos da linha Sphere, da Audi, o monovolume do futuro não tem volante, o painel é limpo e sobre o acabamento de madeira há uma tela translúcida que exibe dados da viagem, multimídia e demais informações.

Visual do Urbansphere

A minivan tem estilo arrojado, com grande área envidraçada. O parabrisas se une ao teto solar, formando uma imensa bolha que se estende até o aerofólio sobre a coluna C.

Os faróis afilados combinados com a grande grade dos modelos da marca, imprimem um visual que poderá ser predominante nos próximos modelos da marca. A grade ainda conta com iluminação auxiliar, que é reproduzida também na tampa do porta-malas. E por falar em traseira, o desenho é suave, com lanternas fininhas numa composição que remete ao Land Rover Velar.

Visto de lado, é nítido o estilo monovolume, devido ao capô curto e o para-brisas alongado. A coluna C é larga, mas como se trata de um carro autônomo não seria um problema na hora da baliza. As rodas de 24 polegadas “disfarçam” o gigantismo desse carro.

Motores

O Urbansphere é equipado com dois motores elétricos montados sobre os eixos. As unidades entregam 400 cv e 70 kgfm de torque, distribuídos para as quatro rodas.

O pacote de baterias garante autonomia de até 750 km. Com tecnologia de 800 volts, as células suportam carregadores rápidos de até 270 kWh que permitem regenerar 300 km de autonomia em 10 minutos. Ainda segundo a marca, numa estação de 120 kWh, é possível acumular até 80% da carga em 25 minutos.

 


Fotos: Audi/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br