A família Citroën evoluiu

A família Citroën evoluiu

Por Camila Camanzi

 

CITROËN C3 E AIRCROSS COM CÂMBIO AUTOMÁTICO DE 6 MARCHAS

A Citroën resolveu corrigir uma fragilidade que tinha em dois de seus modelos de sucesso: o C3, um dos mais bem sucedidos no mercado brasileiro, e o Aircross, que vem conquistando um aumento nas vendas. Eles ganharam a nova caixa automática sequencial de 6 marchas (EAT6), que já é utilizada no C4 Lounge e no Novo C4 Picasso, deixando de lado o antigo câmbio de quatro marchas.

A ideia desse câmbio foi trazer uma dirigibilidade melhor, com trocas mais suaves, e um conforto acústico, com menos vibrações e ruídos dentro do carro. Promete também uma melhora no desempenho, oferecendo, além das possíveis trocas manuais, três modos de condução: Drive, um equilíbrio entre consumo e desempenho; Sport, para uma direção mais dinâmica; e ECO, que prioriza o consumo de combustível.

Esses dois modelos são equipados com o motor 120 Vti Flex Start que, segundo a Citroën, oferece 118 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, sendo que 80% já está disponível a partir de 1.500 rpm.

Para a linha 2018 desses modelos, chegou uma nova cor, a Dark Carmin (marrom metálico) e oferecem de série em todas as versões, exceto a ST@RT, Central Multimídia de 7” com tela Touch-screen, MP3, Bluetooth e Mirror screen.

Além disso tudo, chega também uma nova versão de entrada do C3, a Attraction Automática, com preço a partir de R$ 58.540 e equipamentos de série como direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia, computador de bordo, faróis de neblina, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros. O Aircross não fica de fora, com a versão Live Automática, a partir de R$ 67.990, também equipado com direção elétrica, ar-condicionado, DRL, rodas de alumínio 16”, barras de teto e central multimídia.

[su_slider source=”media: 9570,9560,9561,9563,9564,9557,9559,9558,9565,9567,9554,9556,9555,9569″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

Viajei a convite da montadora para conhecer os carros com o novo câmbio em um test drive próximo ao Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz. Só pude sentir os carros na rodovia, já que o circuito não incluía áreas urbanas e nem muitos obstáculos. Depois de dar umas voltas, o que concluí foi que as trocas de marchas estão sim mais suaves, porém, quando exigi um pouco mais do carro para fazer ultrapassagens, achei que o câmbio demorou um pouquinho pra responder. Quanto à acústica, somente no Aircross os ruídos dentro do habitáculo me incomodaram.

 

NOVO CITROËN C4 PICASSO E GRAND C4 PICASSO

As novidades não ficaram só por conta do C3 e do Aircross. A Citroën também trouxe evoluções em design e tecnologia na família C4 Picasso. Eles são equipados com o motor Turbo THP 165 e com a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas, que também possibilita a troca de marchas manuais através dos paddles-shifts na direção. Segundo a fábrica, a potência máxima é de 165 cv e o torque máximo, de 240 Nm, já disponível a 1.400 rpm.

O Novo Citroën C4 Picasso, fabricado na Espanha, é oferecido em dois formatos: C4 Picasso, para cinco ocupantes, e o Grand C4 Picasso, para sete pessoas, ambos disponíveis nas versões Seduction e Intensive. Ganharam nova frente, comum às duas carrocerias, com linhas mais dinâmicas e a grade dianteira foi dividida em duas partes. Novas rodas em liga e em liga leve, com aro 17” diamantadas para o C4 e Grand C4 Picasso, respectivamente. Outra grande novidade fica por conta da possibilidade da carroceria bi tom para o C4 Picasso, com a opção de teto e capa dos espelhos retrovisores em preto brilhante, aplicáveis em toda a gama de cores disponíveis. Por falar nisso, a nova família trouxe uma nova paleta de cores: o Bleu Lazuli (azul metálico) e o Sable (areia).

Para completar a evolução dos carros, novas tecnologias também foram inseridas para promover mais segurança aos ocupantes. São estas: reconhecimento de placas de velocidade; alerta de atenção do motorista; alerta e correção de desvio involuntário de faixa; sistema ativo de ponto cego; e comunicação automática de faróis alto/baixo. Além de possuir Apple Car Play™, Android Auto® e sistema GPS 3D.

[su_slider source=”media: 9577,9576,9581,9582,9572,9574,9578,9579,9580,9583,9584,9587,9585,9573,9588,9589,9586,9590″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

Por fim, o Citroën C4 Picasso tem preço sugerido a partir de R$ 121.400 e o Citroën Grand C4 Picasso a partir de R$ 131.400. Eu, particularmente, achei que o C4 cumpriu com a proposta e tem um rodar muito confortável, mesmo em pisos irregulares, sem barulhos no interior e com trocas muito suaves. Tem um acabamento bem feito e materiais agradáveis ao toque, mas, para mim, o que mais chama a atenção em toda a linha, é o para-brisa panorâmico que traz muita visibilidade e uma sensação muito agradável ao dirigir.

 

Fotos: divulgação Citroën

 

Fichas Técnicas:

Ficha Técnica Novo C3 – 2017 2018

Ficha Técnica Novo AIRCROSS – 2017-2018

Ficha Técnica Novo C4 Picasso – 2017-2018

 

[adrotate banner=”38″]
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br