NOTÍCIA – A crise de cada um
Pátios das fábricas lotados, demissões, férias coletivas, concessionárias abarrotadas de veículos, vendas em baixa… A situação não está nada boa para o mercado de automóveis no Brasil. Segundo os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), nos seis primeiros meses de 2015 a produção de autoveículos caiu 14,8% comparada ao mesmo período do ano passado: 1,27 milhão ante 1,56, ou seja, 290 mil veículos a menos. A crise econômica está pegando feio.
Mas a situação não é tão ruim assim para alguns. Que o diga a divisão de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil, que anuncia, orgulhosa, um recorde de vendas no primeiro semestre deste ano e seu melhor desempenho até hoje no mercado brasileiro. Nada mais nada menos do que um aumento de 50,7% se comparado ao mesmo período de 2014. Isso junto com a liderança no segmento Premium com o Classe C, seu modelo mais vendido e que será produzido na fábrica em Iracemápolis, ao lado do GLA, a partir do primeiro trimestre de 2016. E não parou por aí: comemora junho como o melhor mês de vendas já registrado na história da divisão de automóveis.
Foram 7.513 unidades emplacadas entre janeiro e junho, em comparação com os 4.985 do mesmo período de 2014. Só em junho passado foram 1.756 unidades emplacadas. O Classe C, por enquanto o carro chefe da marca, contribuiu com 3.084 unidades.
Como se vê, no Brasil, a crise depende do bolso de cada um.