10 cuidados com o carro em dias de calor extremo

10 cuidados com o carro em dias de calor extremo
Certifique-se de que o sistema de ar condicionado do carro esteja funcionando corretamente (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Saiba como proteger seu carro em dias de calor extremo com nossas dicas de manutenção preventiva. Evite surpresas nas altas temperaturas

O Brasil enfrenta uma onda de calor intensa, com temperaturas superando os 40°C em diversas regiões do país, logo no início da primavera. Essas altas temperaturas podem não apenas afetar o bem-estar das pessoas, mas também têm um impacto nos veículos. Durante os dias de calor extremo, é essencial tomar cuidados especiais com os carros para garantir a segurança e o desempenho nas estradas.

Quando o termômetro sobe, os motores dos carros trabalham próximos aos limites de especificação da montadora. Manter a manutenção preventiva em dia é fundamental para evitar falhas nos sistemas e garantir a segurança de motoristas e pedestres nas estradas. ” Pequenos cuidados e verificações, e a manutenção regular são essenciais para manter o automóvel em boas condições em qualquer clima, incluindo dias de altas temperaturas. Quando algo anormal estiver acontecendo, o mais aconselhável é procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança”, explica Emerson Salles, gerente de Engenharia da DPaschoal.

Aqui estão algumas 10 importantes para manter o seu veículo funcionando bem em dias de calor extremo:

1. Líquido de arrefecimento: Verifique regularmente o nível de líquido de arrefecimento do motor. Certifique-se de que o reservatório de líquido de arrefecimento esteja na faixa correta entre o nível máximo e mínimo. Evite abastecer o reservatório com água da torneira, pois isso pode danificar a bomba de água do veículo.

2. Sistema de refrigeração: Verifique o radiador e as mangueiras do sistema de refrigeração para garantir que não haja vazamentos e que tudo esteja bem apertado.

3. Válvula Termostática: Certifique-se de que a válvula termostática está funcionando corretamente. Uma válvula termostática com defeito pode afetar o fluxo do líquido de arrefecimento e causar superaquecimento.

4. Filtro de ar do motor: Verifique o filtro de ar do motor e substitua-o se estiver sujo ou danificado. Um filtro de ar sujo pode reduzir a eficiência do motor.

5. Óleo do motor: Verifique regularmente o nível e a condição do óleo do motor. O calor extremo pode afetar a viscosidade do óleo, prejudicando seu desempenho.

6. Pneus: As altas temperaturas podem afetar a pressão dos pneus. Verifique a pressão dos pneus pela manhã e ajuste conforme as recomendações do fabricante.

7. Sistema de freios: O calor é um inimigo dos freios. Verifique o fluido de freio, a estanqueidade do sistema e as pastilhas de freio para garantir que estejam em boas condições.

8. Sistema de ar condicionado: Certifique-se de que o sistema de ar condicionado do carro esteja funcionando corretamente, especialmente em dias quentes, para garantir conforto e segurança.

9. Local de estacionamento: Se possível, estacione à sombra ou use proteção solar para o para-brisa. Isso ajuda a evitar que o interior do carro superaqueça.

10. Borrachas e Bancos: Verifique as borrachas e os bancos, que podem ser afetados pelo calor. Realize limpezas e manutenções adequadas para evitar problemas.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br