Zenvo TSR-S, o Dinamaquês Voador

Zenvo TSR-S, o Dinamaquês Voador

A Europa é repleta de pequenos fabricantes de automóveis. Tem empresas que fazem carrinhos de baixo custo, como a britânica Reliant Robin, com seu finado modelo de três rodas que ainda circula pelo Reino Unido. E tem outras ainda mais exóticas, como a também britânica Morgan, que constrói carros com chassi de madeira. Mas, o que não faltam no Velho Mundo são marcas de supercarros, como a dinamarquesa Zenvo, que acaba de apresentar o TSR-S.

Com sede em Zealand, uma das incontáveis ilhas do país escandinavo, a Zenvo vem aprimorando o seu esportivo desde 2010. O TSR-S chega como a versão mais visceral do modelo, que conta com carroceria, rodas e peças aerodinâmicas construídas em fibra de carbono fragmentada. Segundo a fabricante, a tecnologia garante baixo peso e elevado grau de dureza. O monocoque e chassi utilizam alumínio e aço.

O TSR-S é um esportivo que utiliza uma configuração popular em seu segmento. Com motor central traseiro, tal como uma Ferrari F8 Tributo ou qualquer McLaren, Bugatti e Lamborghini, ele oferece excelente distribuição de peso, que lhe garante performance invejável.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não basta, porém, apenas seguir o rastro dos grandes supercarros, é preciso ir além. O Zenvo é equipado com um bloco V8 5.8 de alumínio e dois compressores mecânicos, que geram 1.177 cv. A marca não informa o torque e nem a que rotação toda cavalaria é entregue, mas é imaginado que seja em rotações elevadas, uma vez os compressores são acionados pela polia do virabrequim. Ou seja, a potência só aparece nas rodas traseiras com motor cheio.

Sua transmissão é automática de sete marchas com engrenagens “dente de cachorro”, muito comum em carros de competição. No entanto, o sistema de gerenciamento da transmissão oferece dois modos Race e Road, sendo que a segunda é mais suave, com trocas menos ásperas do que de um carro de corridas. Tudo isso garante ao Zenvo TSR-S uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e máxima de 325 km/h.

Olhando assim, o bólido dinamarquês pode até não impressionar. Afinal, ele não recorre a eletrificação, utiliza compressor mecânico e sua máxima não assusta nenhuma Ferrari. Mas ele oferece um recurso bastante engenhoso.

Trata-se de um aerofólio móvel, mas diferentemente dos esportivos que conseguem regular o ângulo da asa para aumentar ou reduzir a pressão aerodinâmica, o Zenvo oferece inclinação lateral. Ou seja, um dos lados pode ficar mais baixo ou alto que o outro para aumentar a pressão em curvas e atenuar a força centrífuga, que empurra o carro para fora da pista.

Ele pode até não ser o mais rápido, mas gruda no chão como poucos.


 

Fotos: divulgação


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br