Yaris Cross, o jipinho arrojado da Toyota na Europa

Yaris Cross, o jipinho arrojado da Toyota na Europa

A Toyota quer atacar no promissor segmento de jipinhos miúdos, que explodiu mundo afora, inclusive na Europa. O Yaris Cross Hybrid, modelo que acaba de ser revelado, chega para povoar um segmento que foi criado pela Toyota, nos anos 1990. O RAV4 foi pioneiro no segmento de utilitários compactos, mas acabou crescendo demais e hoje se posiciona como SUV médio, do porte de Compass e Equinox.  Abaixo dele há o C-HR, mas a Toyota precisa de um representante de pequeno porte, abaixo dos 4,20 m. E eis que surge o Yaris Cross.

O jipinho chega para se posicionar num degrau abaixo do C-HR. Com 4,18 m de comprimento, ele é montado sobre a plataforma TNGA-B, que é uma derivação da plataforma modular, em que são feitos RAV4, Corolla e o próprio C-HR. Produzido na frança, ele chega para disputar mercado com Renault Captur, Opel Crossland, Hyundai Kona e Nissan Juke.

300x250

Sob o capô, o jipinho estreia o novo motor híbrido 1.5 três cilindros, de ciclo Atkinson (como o 2.0 do novo Corolla), que entrega 116 cv. Pode parecer pouco, mas o propósito da Toyota e entregar eficiência energética e baixas emissões, que segundo a marca são de apenas 90 gramas de gases para cada quilômetro rodado. A unidade também passa a equipar o Yaris (hatch), por lá. Além de híbrido, o Yaris Cross também contará com versão com tração integral, o que promete fazer dele um carrinho valente, já que a marca garante que muito de sua eficiência está na grande oferta de torque em baixas rotações. Atributo fundamental quando se sai do asfalto.

Visual

O estilo do Yaris Cross é um dos mais interessantes da atual gama de utilitários da Toyota. O clássico Landcruiser tem estilo conservador, enquanto o RAV4 abusa das formas retilíneas e o C-HR exagera nos recortes. O Cross associa as formas robustas de um SUV, como as caixas de rodas quadriculadas, com as linhas suaves do Yaris europeu. Cadência da coluna C, assim como as lanternas elevadas atendem à tendência dos jipinhos modernos arrojados, como o próprio Nivus.

Conteúdos do Yaris Cross

Apesar da Toyota não informar a lista de equipamentos, é possível identificar pelas imagens que o jipinho conta multimídia flutuante (com conexão com smartphones), ar-condicionado digital de duas zonas, transmissão automática e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O quadro de instrumentos combina elementos analógicos e digitais, com ponteiros nas laterais para medidor de combustível e gráfico de funcionamento dos motores, além de uma tela de TFT para o computador de bordo, junto ao velocímetro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br