VW Up sai de cena

VW Up sai de cena

A Volkswagen encerrou a produção do Up. O subcompacto lançado em 2014 é um dos modelos recentes com vida mais curta na gama VW. Fabricado em Taubaté (14) o carrinho trazia construção moderna e estreava o motor três cilindros de 82 cv.

O carrinho seguia o conceito da versão europeia. Lá o Up foi projetado para ser o modelo de entrada, com acabamento simplificado, com metais à mostra, quadro de instrumentos minimalista, apenas quatro lugares, tampa do porta-malas em vidro. Ou seja, era o carrinho de baixo custo dentro do padrão europeu.

Up

Para o mercado brasileiro no entanto, a Volks esticou a traseira para acomodar o estepe no porta-malas e conseguiu homologar o carro para cinco ocupantes. Aqui ele deveria cumprir a função de carro familiar, mesmo que isso custasse qualquer indício de conforto.

No entanto, na virada para 2021, a VW apresentou a versão Xtreme com lotação máxima de apenas quatro pessoas. E para deixar claro que no banco traseiro só poderiam viajar dois passageiros, a marca chegou a estampar um aviso de que era proibido sentar no antigo banco do meio.

Up Turbo

O Up também foi responsável pela estreia do motor TSI 1.0. Para o carrinho, a VW calibrou o motor para entregar 106 cv e 17 kgfm de torque. Tanto que ela denominou a unidade como 170 TSI, em alusão ao volume de força.

O grande senão do Up sempre foi o preço, que o colocava desvantagem com seus concorrentes diretos, Fiat Mobi e Renault Kwid. No entanto, ele também levava a pior numa briga caseira com Gol e Fox, que dependendo da versão, entregavam mais por menos.

 


Fotos: VW/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
300x250

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br