VW Taos é páreo pra concorrência?

VW Taos é páreo pra concorrência?

Como a Volkswagen armou um esquema seguro, nós fomos conhecer de perto o novo VW Taos. Ele ainda vai ser lançado, chegando até junho desse ano, mas a marca resolveu liberar informações antecipadamente e agora falta só a gente andar no carro.

Confira tudo no vídeo aí embaixo:

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“Olá tudo bem? Se você acompanha nosso site e canal, já viu o Volkswagen Taos. Ele ainda não foi lançado, o que vai acontecer só no segundo trimestre de 2021. Mas a Volkswagen convidou a gente para uma avant-première, sem test-drive para ver de perto o novo SUV da marca. E como a Volks armou um esquema seguro, claro que a gente veio conhece-lo pessoalmente, pois ver um carro em foto ou vídeo é bem diferente de vê-lo ao vivo. E, principalmente, para poder contar pra vocês o que achei. E agora posso dizer que ele vai agradar a muita gente. E, com certeza, ser uma pedra no sapato da concorrência.

Ele já está sendo produzido na Argentina, e virá em apenas duas versões, Comfortline e Highline. A que nos foi apresentada, foi a Launch Edition, edição especial de lançamento com 1.500 unidades baseada na Highline, que de diferente tem o teto e retrovisores em preto, som Beats e só faltavam as rodas aro 18 escurecidas. Tinha também o teto solar panorâmico, que é o único opcional. E o que eu imaginava se confirmou. Ao vivo ele é mais bonito. Apesar do DNA da marca, tem uma personalidade própria. Principalmente na frente, com o DRL que une os faróis pelo centro da grade, cortado pelo emblema Volkswagen, reproduzindo a nova identidade da marca. Novidade também são os faróis em Full LED com a tecnologia IQ Light, exclusivos dessa versão que se adaptam automaticamente. Na Comfortline serão Full LED. Um aplique preto em X entre as grades superior e inferior, é outra característica do Taos. De lado, lembra um pouco os primos T-Cross e Tiguan, mas com vincos que o deixam mais musculoso. É um SUV médio e tem 7 centímetros a mais de comprimento e 4 de distância entre-eixos do que o grande rival Jeep Compass. Na traseira, com um aerofólio integrado na parte superior, o destaque são as lanternas também Full LED, ou seja, com luzes de posição e freio em LED.

Agora, falando de acabamento, tem algumas surpresas. Na parte superior das portas, assim como em todas os apoios de braço, tem material emborrachado. Também tem um aplique em couro sintético que se estende ao painel e que é o mesmo utilizado nos bancos. Mas o restante, é em plástico duro. Tudo bem, pode-se dizer que não é o ideal para um carro de luxo. Mas como os materiais são de boa qualidade, os arremates muito bem feitos, e o revestimento dos bancos em couro ecológico em os dois tons, formam um conjunto que passa requinte. E, claro, sem esquecer do conforto, com ar-condicionado de duas zonas com saídas atrás no console e sob os bancos; regulagens elétricas para o motorista; bancos dianteiros com aquecimento; freio de estacionamento eletro-mecânico; carregador de celular por indução; luzes ambientes com 10 cores; chave presencial; partida por botão; quadro de instrumentos digital configurável e central multimídia VW Play. Uma mancada é só ter entradas do tipo C. Tudo bem, é tendência do mercado. Mas ainda não é uma realidade da maioria dos aparelhos.

Falar de espaço parece desnecessário né? Mas ainda tem um bom espaço para os pés debaixo dos bancos dianteiros, o que deixa a gente bem confortável. Também tem saída ar-condicionado e saída do tipo C. Mas nem tudo é perfeito. Olha a altura do túnel. Não fosse por isso e pelo ressalto no meio do encosto e assento, devido ao 1 metro e 84 cm de largura do Taos, um adulto no centro iria confortável.

E o porta-malas, será que é bom? Com 498 litros não dá pra reclamar. Com certeza um dos maiores do segmento de SUVs médios. E ainda é todo forrado com carpete moldado, o que dá um acabamento que agrada aos olhos.

Se ele é completamente novo, na mecânica não inova tanto. Usa o mesmo motor e câmbio já aplicados a alguns modelos da Volkswagen, como o T-Cross. Em todas as versões será o 250 TSI, de 1,4 litro de cilindrada com turbo-compressor, que fornece 150 cavalos e 25,5quilos de torque tanto com etanol como com gasolina. E vem acoplado ao também conhecido câmbio automático com conversor de torque de seis marchas, com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca, tipo joystick e iluminada, ou em aletas atrás do volante. Tem ainda quatro modos de condução, ECO, Normal, Sport e Individual, que alteram os parâmetros da direção elétrica, do conjunto motor e câmbio, do ar-condicionado, do ACC e até da luz ambiente. Segundo a Volkswagen, devido ao baixo peso total conseguido com a plataforma MQB, de apenas 1.420 quilos, ele consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chegar a uma máxima de 194 por hora. O conforto e a estabilidade devem ser garantidos pela suspensão independente nas quatro rodas, que é do tipo multibraços na traseira e a frenagem pelos freios a disco nas quatro rodas.

E quando o assunto é conectividade e segurança, é bem completo. O sistema multimídia é o VW Play, que em uma tela de 10 polegadas, forma par com a do quadro de instrumentos do mesmo tamanho. Além de conexão com smartphones, que é feita sem fio somente pra Apple, tem várias comodidades que já mostramos aqui no canal e você pode ver no vídeo que está na descrição. E em segurança, além de seis airbags, controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, conta com o ACC, o controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo; frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e detector de tráfego cruzado; sensor de ponto cego; detector de fadiga do motorista; e sistema de frenagem pós-colisão.

Logicamente como o VW Taos ainda não foi lançado, não tem a lista de equipamentos das versões e, claro, nem os preços. Mas dá para dar um chute. Se fosse vendido hoje, provavelmente estaria entre 140 a 180 mil reais, se posicionando entre o T-Cross e o Tiguan que agora é vendido apenas na versão mais cara a R-Line.

E aí, gostaram? Bom, agora só falta andar no carro, que só vai acontecer no lançamento pra ver como é tudo isso fora do estúdio. Até a próxima. Tchau!”

 

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi e divulgação Volkswagen

Edição: Guilherme Carmo


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br