VW e Ford fecham parceria para fabricação de picape

VW e Ford fecham parceria para fabricação de picape

O Salão de Detroit não teve muitas novidades que interessam diretamente ao público brasileiro, mas o anúncio de parceria entre Ford e Volkswagen impacta diretamente no mercado latino, principalmente o de picapes.
As marcas já vinham estudando um novo projeto compartilhado há alguns meses e formalizaram em Detroit. O primeiro passo do enlace será uma picape global, de porte médio, que deverá estrear em 2022. Em linhas gerais será um produto que fará as vezes da Ranger e da Amarok.

A atual geração de ambas estão perto de completar 10 anos e o desenvolvimento conjunto barateia custos. Quem duvida, pode perguntar a Nissan, Renault e Mercedes-Benz que montam em Córdoba Frontier, Alaskan e Classe X.
“Ao longo do tempo, essa aliança vai ajudar ambas as empresas a criar valor e atender as necessidades de nossos clientes e da sociedade”, aponta o presidente da Ford, Jim Hackett. “Ela vai não só trazer eficiências importantes e ajudar ambas as empresas a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade.”
O presidente da VW, Dr. Herbert Diess, também comentou sobre o projeto: “A Volkswagen e a Ford vão combinar seus recursos, capacidade de inovação e posições de mercado complementares, para melhor atender milhões de consumidores ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, a aliança servirá como pilar para a nossa meta de aumento da competitividade”.
Mas sejamos francos, essa notícia é mais interessante para os nossos hermanos argentinos. Tanto Ford quanto VW fabricam suas picapes em Coronel Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires. Mais precisamente, o que separa uma fábrica da outra é uma cerca, pois a instalação nasceu como uma fábrica da extinta Auto Latina.
A parceria, que não envolve compartilhamento de ações, ainda prevê o desenvolvimento de veículos utilitários como vans, com foco no mercado europeu. Os primeiros modelos deverão chegar em 2023.

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).




DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: