VW apresenta o Taos

VW apresenta o Taos

VW apresenta o Taos, mas ele só chega no ano que vem

A Volkswagen acaba de apresentar mundialmente o Taos, SUV de porte médio que tem como missão desbancar o Jeep Compass na América Latina. Desenvolvido pelo time de engenharia da região, o Taos chega como opção intermediária entre o T-Cross e o Tiguan AllSpace. Porém, suas vendas só terão início no segundo trimestre de 2021.

Na prática, elas devem acontecer em abril, período que seu principal rival ganhará motor turbo 1.3. Mas vamos focar no jipinho da Volks. O Taos foi desenvolvido para adequar ao formato de segmento de médios do Cone Sul. Ele deriva do chinês Tharu e ocupará a faixa de entrada do Tiguan AllSpace. Ou seja, um SUV emergente. Se fosse lançado hoje, orbitaria numa faixa de preços entre R$ 130 mil e R$ 160 mil.

 

Mercado

 

O grande lance do Taos é que ele se insere como a opção mais refinada do mercado regional. Afinal, Tiguan vem do México e foi desenhado para mercados como o europeu e o norte-americano.

Isso não quer dizer que não sirva para o Brasil ou Argentina, mas a depreciação do real e do peso têm tornado a importação um problema para as filiais “hermanas”. Daí, é mais interessante ter uma opção regionalizada do que fazer um grande esforço para encher os bolsos dos muchachos mexicanos.

 

O carro

 

Fabricado em Coronel Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires, o Taos será equipado com motor TSI 250 1.4 de 150 cv e 25 mkgf de torque, transmissão automática de seis marchas e terá suspensão independente nas quatro rodas: McPherson no eixo dianteiro e multilink no traseiro.

Visualmente, ele não difere quase nada do primo chinês. No entanto, o SUV portenho conta com um estilo mais moderninho, com direito a um filete de LED que atravessa a grade do radiador, elemento que já tinha sido mostrado na picape conceitual Tarok, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Medidas do Taos

 

O Taos tem dimensões que se assemelham ao Compass. São 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e tem entre-eixos de 2,68 m. Ele é cerca de 5 cm maior que o SUV pernambucano.

No entanto, quando se compara com o Tiguan Allspace, são 25 centímetros a menos além de entre-eixos 9 cm mais curto. Assim, a VW completa seus utilitários, com T-Cross, Taos e Tiguan. Este último terá como adversário o inédito Jeep de sete lugares, que estreia no segundo semestre de 2021.

 

Conteúdos do Taos

 

Seu pacote de conteúdos incluirá itens como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem emergencial, detector de pedestres, dentre outros recursos de segurança. O SUV também será equipado com a central VW Play, que estreou no Nivus. Ele ainda contará com carregamento de celular por indução.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O interior promete acabamento mais refinado que o paupérrimo T-Cross, com material macio no painel, o chamado soft touch, assim como revestimento em couro nos encostos de braço das portas, volante, bancos e console central. Ou seja, nada que não seja esperado no segmento.

Agora é saber o preço e o dia do lançamento.


Fotos: divulgação montadora

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br