Volvo Summit: marca inicia venda de novos elétricos em 2023

Volvo Summit: marca inicia venda de novos elétricos em 2023

Volvo EX90 e inédito compacto ‘EX30’ começam a ser vendido sem 2023. Durante Volvo Summit, novos eletropostos são anunciados

A Volvo segue investindo pesado na eletrificação, que já responde por 100% de sua gama. Para incentivar esse segmento, a sueca vai investir em infraestrutura e também terá novidades em produtos para 2023. A Volvo confirmou que iniciará, ainda neste ano, a pré-venda de dois novos carros 100% elétricos.

O destaque ficará por conta de um novo SUV compacto elétrico, ainda não revelado globalmente. O modelo chegará ao Brasil em 2024 e ficará posicionado abaixo do XC40. O novo SUV compacto elétrico será projetado como um veículo aventureiro, numa espécie de sucessor do antigo V40, que saiu de linha em 2019.

Essas informações foram confirmadas durante o Volvo Summit 2023, evento em que a marca sueca revelou parte de seus planos para o Brasil. A marca vai investir em carregadores ultrarrápidos para carros elétricos que chegarão para mais sete estados, alcançando 10 mil km de rodovias.

Além inédito SUV de entrada, ainda sem nome, mas apelidado de EX30, a marca iniciará também as vendas do EX90, seu SUV de grande porte, com capacidade para sete pessoas e 100% elétrico.

O SUV tem 517 cavalos de potência e baterias de 111 kWh, que prometem uma autonomia de mais de 600 km. O EX90 tem preço estimado de US$ 80 mil no exterior. Por aqui, espere algo entre R$ 700 mil e R$ 800 mil. Quem comprar em 2023, só recebe em 2024.

Em relação ao EX30, apenas uma silhueta é conhecida. O carro surge como proposta mais acessível da Volvo, brigando na Europa com modelos como o Peugeot e2008. Atualmente, no Brasil, o carro mais acessível elétrico é o XC40, na casa de 330 mil. Logo, seria natural esperar algo na casa de R$ 299 mil.

Volvo Summit

Em relação à infraestrutura de elétricos, a Volvo inicia sua segunda fase de investimento, ao custo de R$ 12 milhões. Serão 15 eletropostos em seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro. Serão instalados mais de 15 eletropostos, facilitando a ligação com estados vizinhos.

Todos os carregadores, tanto os que já estão instalados, como os novos, têm monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. A central é capaz de acompanhar cada carregamento e até reiniciar o equipamento à distância, garantindo que os clientes tenham a tranquilidade de chegar e conseguir carregar seus veículos.

Além dos eletropostos, a marca declarou que todas as suas concessionárias estão equipadas com carregadores AC e DC – carga lenta e ultrarrápida. São mais 43 pontos espalhados por vários estados em que os clientes Volvo têm à disposição para fazer o carregamento dos seus veículos.

Confira os locais de instalação da segunda fase dos eletropostos ultrarrápidos:

Minas Gerais
Juiz de Fora
Matipó

Goiás
Anápolis
Campo Alegre de Goiás

Mato Grosso
Nova Mutum
Rondonópolis

Paraná
Imbaú

Rio de Janeiro
Angra dos Reis
Cabo Frio
Paraty

Santa Catarina

Balneário Camboriú
São José

São Paulo
Marília
Penápolis 

Castilho

LEIA TAMBÉM:
Tracker é o SUV mais vendido de maio; Jeep lidera no ano
Fiat Strada é o veículo mais vendido em maio de 2022

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br