Volvo S60: Uma questão de numerologia

Volvo S60: Uma questão de numerologia

Há quem acredite no poder dos números e que sua combinação exata pode trazer prosperidade. Não saberia explicar como isso funciona e nem pretendo apreender, afinal todo brasileiro sonha apenas em acertar, uma vez na vida, nas seis dezenas da acumulada. Bom, mas o que importa é que a Volvo acaba de lançar a nova geração do sedã S60, que chega seguindo a identidade visual inaugurada pelo XC90 e com uma silhueta que remete uma versão em escala do irmão maior S90. 

Não dá para dizer se os suecos contam com o auxílio de um numerólogo, mas fato é que o número 60 tem trazido boa sorte a eles. A primeira geração do sedã, lançada em 2000, foi um carro de grande sucesso, com números próximo a 250 mil unidades, só no mercado europeu. 

A segunda geração, de 2009, acumulou cerca de 100 mil unidades. Mas não prense que foi um desempenho medíocre. Afinal, nessa época a marca tinha colocado no mercado o fenômeno XC60 que foi o carro mais vendido na marca, com mais e um milhão de unidades vendidas no mundo. 

Agora, o sedã se revitalizou para concorrer num segmento em que Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C desfrutam sem serem perturbados. Suas referências em segurança seguem inabaladas, mas o sueco tem como trunfo seu bem resolvido conjunto mecânico híbrido, que combina motor 2.0 turbo e módulo elétrico. 

Juntos, entregam generosos 407 cv e 64 mkgf de torque, nas versões topo de linha T8 R-Design (R$ 269.950) e Polestar. Esse powertrain garante ao sedã um comportamento vigoroso, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

A transmissão é uma caixa de oito marchas Geartronic, com comandos eletrônicos, que se aplica a toda gama. As versões híbridas ainda conta com tração integral. 

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Quatro em um

O grande barato é que o motor elétrico pode ter sua baterias recarregadas na tomada, desde que seja em tensão de 220V e amperagem de 16A. Nessa especificação a carga é regenerada em três horas. 

O sedã ainda oferece quatro modos de condução (Purê, Hybrid, Power e AWD). A primeira busca a maior eficiência e menor emissão, tendo o motor elétrico como principal fonte motriz. O segundo, busca um equilíbrio entre as demandas de força. Segundo a marca é indicado para o uso cotidiano.

A opção Power é para quando se exige o máximo de performance. Além de entregar todo a força do conjunto-motor, ela também ajusta as trocas, resposta do acelerador, freios e direção. E por fim a opção AWD, em que a tração nas quatro rodas é permanente e indicada para uso em pisos de baixa aderência.

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Prateleira de baixo

A gama ainda conta com outras duas versões que só utilizam o motor a combustão. São elas: T4 Momentum de 190 cv (R$ 195.950) e T5 Inscription de 245 cv (R$ 229.950).

 

Segurança do Volvo S60

Quando se fala em Volvo não se pode esquecer do enorme aparato de segurança embarcado. 

O destaque fica por conta do sistema City Safety, que aplica assume diversas funções ativas e preventivas, como frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite. O sistema ainda monitora e atua em caso de saída da faixa de rolamento e assume a direção em caso eminente de colisão.

O S60 também disponibiliza como item de série sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Assim como ACC, dentre outros itens. 

E para adoçar o consumidor, a marca ainda oferece plano de revisão com preço fechado para até 150 mil quilômetros, com valores que variam entre R$ 1 mil e R$ 3,7 mil. 

Com toda essa cavalaria debaixo do capô e por esse preço, não há com negar que os números têm poder.

 

 


 

Fotos: divulgação Audi

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br