Volkswagen mostra relíquias no 1º Dia Internacional da Kombi

Primeiro modelo fabricado pela marca no Brasil, Kombi mantém legião de fãs. ID.Buzz é uma nova encarnação 100% elétrica da Velha Senhora

Um dos modelos mais icônicos da história do automóvel, a Kombi, agora enfim é celebrada com uma data especial pela montadora. No Brasil, o Dia Nacional da Kombi é lembrado pelos fãs em 2 de setembro. Mas, a partir de agora, a própria Volkswagen decidiu fazer uma celebração anual: todo 2 de junho será dedicado a esse icônico modelo.

Para lembrar a data, a subsidiária no Brasil revela um pouco da sua coleção de relíquias do utilitário. Além dos clássicos, já existe um sucessor hi-tech e 100% elétrico: o ID. Buzz. O modelo reforça a estratégia de mobilidade sustentável da marca na América Latina ao marcar presença em feiras e exposições pelo país. Esse modelo encanta a todos e resgata memórias da Kombi, que marcou o início das atividades da Volkswagen no Brasil há 70 anos.

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A montagem da Kombi começou em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em 1957, em 2 de setembro, passou a ser produzida na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, com componentes nacionais. A Kombi foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen do Brasil, antes mesmo do Fusca, e também o primeiro feito pela empresa fora da Alemanha.

Confira alguns modelos clássicos que pertencem à Garagem VW:

Kombi “Corujinha”

A Kombi Corujinha, modelo da primeira geração faz parte do acervo da Garagem VW e possui uma pintura saia-e-blusa combinando Vermelho Calipso com Branco Lótus. Em 2012, foi comprada de um colecionador e passou por uma restauração completa. Desde então, faz parte do acervo de clássicos da Garagem VW.

Kombi Pick-up

A Kombi Pick-up de 1999 foi utilizada pelo Desenvolvimento do Produto para transporte de peças e veículos, com uma carreta acoplada. Após rodar até 2017, passou por uma restauração completa e foi incorporada ao acervo da Volkswagen.

Kombi Last Edition

Em 2013, a Volkswagen do Brasil confirmou o fim da produção do modelo. A versão Last Edition foi lançada para coroar a carreira no Brasil. Essa versão especial possui itens exclusivos, como pintura “saia e blusa”, pneus com faixa branca, adesivos alusivos à versão de colecionador e cortinas nas janelas. O exemplar exposto na Garagem VW é o de número 0056/1200.

Kombi Standard

Essa é a verdadeira ‘last edition’: trata-se da última unidade fabricada na Anchieta, em 2013, também faz parte do acervo da Garagem VW. Com menos de 100 km no hodômetro, essa van encontra-se totalmente original.

Kombi, um ícone

A Kombi deixou um legado ao longo dos 53 anos na história do Brasil e outras décadas no mundo. O nome Kombi é uma abreviação para “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”. No Brasil, foi lançada com um motor de quatro cilindros contrapostos de 1.200 cm³ refrigerado a ar.

Ao longo dos anos, passou por diversas evoluções, como a introdução da versão pick-up, aumento da cilindrada do motor e a adição de novos recursos. Contudo, a Volkswagen decidiu deixar o Brasil isolado no mundo: só tivemos as gerações T1 e T2, enquanto na Europa o modelo já está na T7. Isso sem falar da nova ID. Buzz…

A Kombi foi o primeiro utilitário nacional equipado com catalisadores e teve uma versão movida a diesel. Em 1997, foi lançada a Kombi Carat, versão mais luxuosa (ou menos espartana). Em 2005, o motor “a ar” foi substituído pelo motor “a água” 1.4 Total Flex, tornando o modelo mais potente e econômico.

A produção da Kombi foi encerrada em agosto de 2013, e a versão especial Last Edition foi lançada para marcar o fim dessa trajetória de sucesso.

ID. Buzz

A versão elétrica da Kombi, o ID. Buzz, está presente no Brasil desde o ano passado. Esse modelo faz parte da iniciativa Way to Zero e fortalece o compromisso da marca com a descarbonização da empresa e de seus produtos.

O ID. Buzz tem sido destaque em exposições e eventos pelo país, ao lado da Kombi T1 1961, a “Corujinha” do acervo da VW. A nova Kombi elétrica deverá ser vendida no Brasil, apesar de ainda não ter sido confirmada oficialmente.

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