Picape compacta ganha tapa no visual e nova versão top de linha. Volkswagen Saveiro 2024 preserva motor 1.6 e câmbio manual
A concorrência está cada vez maior no mercado, mas a Volkswagen parece adotar um estratégia do passado: utilizar ao máximo um projeto veterano. Essa é a impressão ao ver a nova Saveiro 2024. A picape ganha visual renovado e uma nova versão topo de linha para disputar o segmento das picapes compactas. Enquanto isso, Strada e Montana já contam com nova geração, tecnologias e motores mais modernos.
*Ficha técnica e equipamentos de todas as versões no final da matéria
Disponível em quatro versões com apenas um motor e câmbio, a Saveiro não parece querer fazer frente com as novas. O foco será no custo mais acessível para atrair consumidor PJ e que valoriza a fama de robustez mecânica.
A nova linha de preços da Saveiro 2024 apresenta algumas variações em relação aos valores praticados em 2023. No modelo Robust CS, o preço aumentou em R$ 1.000,00, passando de R$ 94.770,00 para R$ 95.770,00. Já na versão Trendline CS, houve um aumento de R$ 1.810,00, com o valor passando de R$ 99.680,00 para R$ 101.490,00.
A versão Robust CD teve um leve aumento de R$ 600,00, passando de R$ 109.110,00 para R$ 109.710,00. Por outro lado quem comprava então top de linha Cross CD 2023, pagava R$ 123.450,00. Já a nova Extreme, que custa R$ 114.580,00, representa uma redução significativa de R$ 8.870,00 em seu preço.
Naturalmente a redução não é sem “pelar o produto”. A antiga Saveiro Cross oferecia, de série, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e piloto automático. A nova Extreme não vem com tais itens. É necessário comprar o pacote Tech por R$ 2.160.
Veja fotos da nova Saveiro
A mudança visual está na dianteira: a picape ganha nova grade, para-choques e conjunto óptico. O produto conta com uma nova versão, Extreme, que chega para ocupar o lugar da finada Cross. O capô mais alto e as linhas bem definidas conferem imponência à dianteira da Saveiro. Além disso, o para-choque redesenhado, com uma grade cromada entre os faróis, adiciona um toque de sofisticação.
Modelo | Saveiro 2023 | Saveiro 2024 | Diferença |
---|---|---|---|
Robust CS | R$ 94.770,00 | R$ 95.770,00 | + R$ 1.000,00 |
Trendline CS | R$ 99.680,00 | R$ 101.490,00 | + R$ 1.810,00 |
Robust CD | R$ 109.110,00 | R$ 109.710,00 | + R$ 600,00 |
Cross CD | R$ 123.450,00 | – | – |
Extreme CD | – | R$ 114.580,00 | – |
Nas laterais, detalhes em relevo no arco de roda são funcionais, proporcionando uma visão mais ampla e proteção adicional durante situações off-road. As novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas, presentes nas versões de entrada, agregam um aspecto mais robusto à picape. É a solução adotada no Polo Track.
Já a traseira revela lanternas escurecidas e uma faixa horizontal em preto fosco. São cinco cores disponíveis: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal. Nas versões Trendline e Extreme o logotipo ‘Saveiro’ é preto.
Mecânica e equipamentos
Todas as versões da Saveiro 2024 vêm com sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas. Esse último é um diferencial no mercado, apesar de que não deve fazer diferença uma vez que a picape não ganhou o sonhado motor turbo TSI.
A Volkswagen manteve o veterano motores EA211 de 1.6l, com 116 cv e 16,1 kgfm de torque, aliada ao câmbio manual de cinco marchas, continua presente em todas as versões. Não há opção de câmbio automático; Strada e Montana contam com essa opção.
.A suspensão dianteira recebeu 10 mm de altura livre do solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do solo e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road. A capacidade de carga é de 664 quilos na cabine simples e 605 kg na cabine dupla. A caçamba oferece 942 e 580 litros, respectivamente.
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023
Saveiro 2024 Extreme
A Saveiro Extreme, topo de linha, herda características da Amarok e agrega uma série de elementos exclusivos. Apesar de sua roupagem exclusiva e recursos adicionais, é necessário considerar se os benefícios justificam o investimento adicional: Strada e Montana mostram que o consumidor dessas versões quer mais conforto e potêencia, com motores turbo e câmbio automático.
A novidade conta com novas cores de acabamento, emblema em preto piano na coluna B alusivo a versão, adesivos no capô e laterais, e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira. No interior, bancos revestidos em couro com detalhes em Cinza Oliver, também aplicado nos painéis e apoio de braço nas portas. No encosto, o escrito Extreme reforça o nome da versão. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos.
Em um mercado repleto de opções, a Saveiro 2024 parece estacionar propositalmente no tempo. Resta saber se tal estratégia ainda funciona.
Informações técnicas da Saveiro 2024:
Equipamentos de todas as versões – VW Saveiro 2024
Ficha Técnica – VW Saveiro Cabine Simples 2024
Ficha Técnica – VW Saveiro Cabine Dupla 2024
Ficha Técnica – VW Saveiro Extreme Cabine Dupla 2024
Ver comentários (1)
Eu sou amante de pick-up, mas se a Alemanha for atrasada igual ba Volkswagen, vamos só sonhar com a Tarok. A única capaz de concorrer com a Toro. Essa querida saveiro não tem vergonha de não ter um carro automático e turbo. Aumenta o tamanho desse carro e coloca 1.4 turbo. 11969686411