A Volkswagen do Brasil confirmou oficialmente um investimento de R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais (PR) até 2028. O aporte será destinado à produção da picape inédita Tarok, que chega para competir com a Fiat Toro e a Chevrolet Montana, além da fabricação do sedã Virtus a partir de 2025.
Tarok
A nova picape da Volkswagen, ainda em fase inicial de desenvolvimento, deve utilizar a nova plataforma MQB Hybrid, uma evolução da atual base MQB-A0 do T-Cross. Com carroceria monobloco e porte maior que o da Saveiro, a Tarok será vendida no Brasil e exportada para outros mercados, com lançamento previsto para 2026. O visual deve seguir as linhas dos SUVs e picapes mais recentes da marca, enquanto o interior pode compartilhar elementos com o T-Cross. Sob o capô, a novidade pode ser um dos primeiros modelos equipados com o novo motor 1.5 TSI híbrido-flex EVO2, com 150 cv e 250 Nm.
Produção do Virtus
Além da picape inédita, a fábrica paranaense também receberá a produção do sedã Virtus a partir de 2025, que também continuará sendo fabricado em Anchieta (SP). O modelo compartilha a plataforma MQB-A0 com o T-Cross, incluindo o entre-eixos de 2,65 m e diversos componentes. A novidade abre a possibilidade do Virtus contar com teto solar, já oferecido no exterior e que só poderia ser montado na unidade do Paraná.
Investimentos e lançamentos futuros
O investimento de R$ 3 bilhões faz parte do ciclo de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil até 2028. A fábrica de São José dos Pinhais, que completa 25 anos em 2024, já produziu mais de 3 milhões de veículos e atualmente fabrica o T-Cross e os Audi Q3 e Q3 Sportback. Para os próximos anos, a Volkswagen planeja lançar ao menos 16 novos carros no país, incluindo modelos inéditos, novas versões e reestilizações, como as da picape Amarok e do SUV Nivus em 2024.
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