Você escolhe! Híbrido ou elétrico da BYD?

Você escolhe! Híbrido ou elétrico da BYD?

A BYD lançou o Song Plus DM-i, um SUV híbrido plug-in. Ele já estava com pré-venda aberta, mas só foi lançado oficialmente agora. Só que durante a apresentação a marca chinesa fez uma surpresa. Lançou o Yuan Plus EV, um SUV 100% elétrico, já com pré-venda e, acreditem, com o mesmo preço do híbrido. E ainda anunciou a entrega de ambos em dezembro.

 

 

A BYD é a maior produtora de carros elétricos da China. Está no Brasil desde 2015, montando ônibus elétricos, módulos fotovoltaicos e baterias, desde 2015. E resolveu investir também no mercado de automóveis. Já trouxe o TAN EV, um SUV  elétrico de 7 lugares, o HAN EV, um sedã elétrico de luxo, e o D1 EV, uma minivan elétrica voltada para motoristas e empresas. Agora a investida da marca é a de veículos um pouco mais acessíveis. E começou com duas opções: o Song Plus DM-i, um SUV híbrido plug-in e, o Yuan Plus EV, SUV também de médio porte, mas 100% elétrico. O mais interessante é que ambos tem o mesmo preço: 269.990, o que te permite escolher qual tipo de propulsão sem diferença de custo.

O Song é um SUV médio, ligeiramente maior do que o Chevrolet Equinox, por exemplo. Por ser um hibrido tipo Plug-in, pode ser recarregado também na tomada e andar até 51 km só no modo elétrico. Tem no estilo moderno e de linhas limpas um de seus atrativos. Frente com uma grande boca, faróis Full LED estreitos, rodas de aro 19 polegadas e atrás com lanternas concectadas como está na moda. Mas é por dentro que ele se destaca com o acabamento. Muito bem feito, com superfícies macias ao toque por todos os lados, estofamento em couro sintético, tem lugar para cinco adultos com conforto. Os bancos dianteiros são elétricos, com ventilação e aquecimento no do motorista. O porta-malas com 574 litros de capacidade, tem a tampa que abre e fecha eletricamente e incrementa o tom familiar do SUV. Ar-condicionado de duas zonas com saídas atrás, teto solar panorâmico, câmera de ré 360 graus, carregador de celular por indução; quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas e um sistema multimídia de 12,8 polegadas com a tela giratória, são mimos que vem de série.

Bom e agora vamos ao Yuan Plus EV, o SUV 100% elétrico.

Pena que, além de não permitir um test-drive, a BYD só forneceu dois pequenos vídeos e fotos. Mas, mesmo assim, dá pra gente ter uma ideia. Apesar de ser um pouco menor do que o Song, o Yuan também é do segmento dos SUVs médios, sendo praticamente do mesmo tamanho do Jeep Compass. Também chama a atenção por suas linhas limpas e um pouco mais agressivas na frente do que o Song. Lanternas conectadas atrás também fazem parte do design bem atual. Internamente repete o irmão híbrido, com materiais de qualidade e superfícies macias, mas com um design mais ousado. Lugar para cinco adultos, mas com um porta-malas menor, de 440 litros de capacidade. Repete a dose no quesito mimos, como teto solar panorâmico, câmera 360º e central multimídia de 12,8 polegadas rotativa, por exemplo. Em segurança também oferece os mesmos sistemas do Song que você já viu, e ainda ostenta cinco estrelas no Euro N-Cap. Na mecânica, também tem tração dianteira. Usa apenas um  motor elétrico de 204 cavalos e 310 newton metros de torque, que lhe permite acelerações melhores do que o primo Song. Só a velocidade máxima é limitada para não esvaziar a bateria rapidamente. Por falar nela, também é do tipo Blade, desenvolvida pela própria BYD. Com 60,48 kWh de capacidade, permite uma autonomia de até 458 km na cidade. Pode ser recarregado tanto em pontos de corrente alternada como de corrente contínua, com plugs tipo 2 e ccs 2. O tempo de recarga, claro, varia da capacidade do ponto. Mas em um residencial de 220  Volts com capacidade de 1,8 kWh, por exemplo, leva 33,6 horas para uma recarga completa.

E aí, me conta, já que eles têm o mesmo preço, qual você prefere? Eu iria de elétrico. Um abraço e até a próxima!

 

Fichas técnicas e equipamentos dos BYD:

Song Plus DM-i – Ficha técnica e lista de equipamentos

Yuan Plus EV – Ficha técnica e lista de equipamentos

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br