Viajando de carro com as crianças

crianca-na-cadeirinha-5

O Dia das Crianças está chegando e, com ele, uma boa oportunidade de viajar com a garotada, já que a data coincide com o feriado nacional de 12 de outubro. Mas, para levar os pequenos, é preciso ter alguns cuidados especiais.

Vamos começar com o quesito segurança: é necessário ter uma cadeirinha apropriada para a idade e peso do seu filho instalada no banco de trás. Crianças com até um ano de idade devem utilizar o bebê conforto voltado para trás; entre 1 e 4 anos, é necessário usar a cadeirinha virada para frente; dos 4 ao 7, é obrigatório o uso de um assento de elevação, com a criança presa ao cinto de segurança do carro. Outros recursos interessantes são os suportes para pescoço e protetores de cinto de segurança. Para as crianças menores, é aconselhável que a mãe, ou a pessoa responsável pelos seus cuidados, sente-se ao seu lado.

Planeje sua viagem com antecedência e escolha um destino não muito longo para não ser muito cansativo.
Se possível, procure viajar em um horário que coincida com o sono do seu filho. Acordado, ele vai se cansar rápido da cadeirinha e vai dar mais trabalho.

Faça as malas com antecedência, certificando-se que colocou dentro tudo aquilo que ele pode precisar. Lembre-se de verificar o clima para levar roupas adequadas e em quantidade suficiente. Para não se esquecer de nada, faça uma lista dos itens que podem ser necessários no caminho, como fraldas, água, alimentos, produtos de higiene, repelentes, filtro solar e remédios, além de sacos plásticos para descarte do lixo. No quesito conforto, um travesseiro pode fazer uma grande diferença. Leve os brinquedos que seu filho mais gosta, eles podem ser úteis durante a viagem e, também, quando chegar ao destino. Videogame portátil para os maiores e aparelhos para reprodução de vídeos infantis são uma boa opção, além de músicas e outras tantas brincadeiras existentes. Seja criativo, conte histórias e crie suas próprias brincadeiras. As crianças não têm noção do tempo e, por isso, ficam mais irritadas, então seja compreensivo e paciente.

crianca-na-cadeirinha-5
crianca-na-cadeirinha-2
crianca-na-cadeirinha-1
crianca-na-cadeirinha-6
crianca-na-cadeirinha-4
Two-stage integrated booster cushion in the Volvo XC60

Pare o carro a cada duas horas, ou três no máximo, para que todos possam esticar as pernas e usar o banheiro. Aproveite estas paradas para trocar a fralda do seu filho e amamentá-lo, se for o caso. Jamais tire a criança da cadeirinha para dormir no seu colo ou para deita-la no banco do carro. Acredite: a cadeirinha é confortável. Solto, em caso de acidente, ele não teria muitas chances. Por fim e não menos importante, só pegue a estrada se seu carro estiver em boas condições e revisado e, claro, respeite todas as normas de trânsito. Seu filho precisa de segurança.

Tenham todos uma boa viagem!

 

Fotos: reprodução da internet

Deixe seu comentário: