Com um mercado de carros usados em alta no Brasil, impulsionado por preços mais acessíveis e menor depreciação em comparação com os veículos novos, a Quatro Rodas, em parceria com a Mobiauto, lançou o guia “Melhor Revenda” para 2025. A publicação apresenta 67 modelos, divididos em 23 categorias, de automóveis e comerciais leves com a menor desvalorização no período de 12 meses oferecendo um panorama essencial para quem busca um bom investimento no setor automotivo.
Mercado de Usados Aquecido
Em 2024, o Brasil registrou a impressionante marca de 15.777.594 veículos usados comercializados, conforme dados da Fenauto. Esse desempenho reflete a crescente procura por carros seminovos, que aliam preços atrativos, bom estado de conservação e, em muitos casos, a garantia de fábrica ainda vigente.
Novidades no Guia Melhor Revenda
A edição de 2025 do guia traz diversas novidades, incluindo a inclusão de novas categorias e a reformulação da nomenclatura, visando refletir com maior precisão as ofertas do mercado. As categorias “de acesso” e “de referência” foram eliminadas, enquanto segmentos como hatches e SUVs ganharam categorias “de topo”, separando os modelos mais caros.
Uma das novas categorias é a de Hatch Premium, que contempla modelos como Honda Civic Type R, Mercedes-Benz Classe A e Audi A3 Sportback. Esses veículos ganharam maior destaque no mercado de seminovos devido ao aumento da oferta, o que permitiu o estabelecimento de índices de depreciação confiáveis.
Os sedãs também ganharam espaço, com uma categoria dedicada aos modelos médios, como Caoa Chery Arrizo 6, Toyota Corolla e VW Jetta. Os SUVs continuam divididos em cinco categorias, com duas delas separadas por faixas de preço (até R$ 500.000 e acima de R$ 500.000). As picapes, por sua vez, agora contam com quatro categorias, com a introdução das intermediárias (Ram Rampage, Chevrolet Montana e Ford Maverick) e grandes (Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado). Antes, o mercado de picapes era categorizado em apenas duas divisões.
Metodologia da Pesquisa
Os critérios de apuração dos índices de desvalorização seguem os mesmos das edições anteriores. O levantamento considerou os preços iniciais de cada versão dos modelos vendidos zero-km em janeiro de 2024, comparados aos valores de revenda dessas mesmas versões em janeiro de 2025. Os valores de revenda são obtidos pela média dos preços praticados nas negociações entre particulares e lojistas no mercado.
Para serem elegíveis ao prêmio “Melhor Revenda”, os modelos devem permanecer à venda como zero-km de janeiro de 2024 a janeiro de 2025. Modelos que foram lançados, tiveram troca de geração ou passaram por reestilizações profundas ou mudanças marcantes no período não são incluídos na premiação. Devido a essas regras, modelos como Fiat Pulse e Fastback híbridos, BYD Shark, Dolphin Mini, Renault Kardian, Peugeot 2008 e Chevrolet Spin ficaram de fora da lista deste ano, mas poderão ser considerados na pesquisa do ano que vem.
Ao todo, 205 modelos foram considerados na pesquisa, e a média de desvalorização geral do mercado ficou em 7%. Esse número demonstra a força do segmento de usados e o período aquecido que ele vive.
Destaques por Categoria
A seguir, confira os modelos que se destacaram em cada categoria, apresentando os menores índices de desvalorização:
- Hatch Subcompacto: Fiat Mobi (-19%) – O Fiat Mobi conquista o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, superando o Renault Kwid, que ficou em último entre os destaques.
- Hatch Compacto: Fiat Argo (-12%) – Um dos veículos mais vendidos do Brasil, com mais de 550.000 unidades comercializadas, o Fiat Argo mantém sua boa aceitação no mercado de usados.
- Hatch Compacto de Topo: Honda City Hatch (-12%) – A boa reputação da marca Honda e a garantia de fábrica de três anos contribuem para o bom desempenho do City Hatch no mercado de seminovos.
- Hatch Premium: Honda Civic Type R (-5%) – Apesar de ser um carro premium, o Honda Civic Type R apresenta uma desvalorização abaixo da média do mercado.
- Sedã Compacto: Honda City Sedan (-11%) – O mercado aquecido de seminovos contribuiu para a menor desvalorização do Honda City Sedan em relação ao ano anterior.
- Sedã Médio: Caoa Chery Arrizo 6 (-7%) – O Caoa Chery Arrizo 6 superou o Toyota Corolla, best-seller da categoria, no mercado de usados.
- Sedã Premium: Audi A3 Sedan e BMW Série 3 320i (-9%) – Um empate técnico na categoria, com ambos os modelos apresentando uma desvalorização de 9%.
- SUV Compacto de Entrada: Nissan Kicks (-15%) – O bom desempenho de vendas do Nissan Kicks em 2024 reflete em sua baixa desvalorização.
- SUV Compacto de Topo: Honda HR-V (-8%) – A boa reputação da marca Honda e o sucesso de vendas do HR-V no mercado de novos contribuem para o seu bom desempenho no mercado de usados.
- SUV Médio: Ford Bronco Sport e Kia Sportage (-9%) – A estabilidade de preços contribuiu para a baixa desvalorização desses modelos.
- SUV até R$ 500.000: Jeep Wrangler (-3%) – Mesmo sendo um carro de nicho, o Jeep Wrangler apresenta uma das menores desvalorizações de toda a pesquisa.
- SUV acima de R$ 500.000: Porsche Cayenne e Cayenne Coupé (+8%) – A alta procura pelos modelos Porsche contribui para a valorização dos seminovos.
- Híbrido até R$ 250.000: Toyota Corolla e Corolla Cross (-11%) – A tradição e confiabilidade da marca Toyota fazem a diferença na hora da revenda.
- Híbrido acima de R$ 250.000: BMW Série 5 530E, Porsche Cayenne Hybrid e Cayenne Coupé Hybrid (+9%) – A maior valorização da premiação, impulsionada pela marca Porsche e pelo sedã de grande porte da BMW.
- Elétrico até R$ 300.000: Volvo EX30 (-7%) – Lançado em 2024, o Volvo EX30 já conquistou a primeira colocação na categoria.
- Elétrico acima de R$ 300.000: Porsche Taycan (-4%) – O primeiro elétrico da Porsche produzido em série lidera a categoria, apresentando uma desvalorização menor do que a de seus concorrentes.
- Picape Compacta: Fiat Strada (-8%) – A Fiat Strada fechou 2024 como o veículo mais vendido do mercado, refletindo em sua baixa desvalorização.
- Picape Intermediária: Ram Rampage (-14%) – A estabilidade de preços e o bom desempenho de vendas contribuíram para o prêmio da Ram Rampage.
- Picape Média: Ford Ranger (-11%) – A Ford Ranger se destaca no mercado de seminovos, superando a Toyota Hilux.
- Picape Grande: Ford F-150 (-2%) – A Ford F-150 garante que o preço da revenda ficará próximo ao valor da compra, com a menor desvalorização de toda a premiação.
- Furgão Comercial: Ford Transit (-15%) – O Ford Transit é tricampeão do Melhor Revenda, devido à sua versatilidade e conteúdo embarcado.
- Furgão Compacto Comercial: Fiat Fiorino (-26%) – O Fiat Fiorino se destaca pelo custo/benefício e economia.
- Van Comercial: Iveco Daily Minibus (-1,7%) – Bicampeã na categoria, a Iveco Daily Minibus oferece diferentes versões e capacidades.
Veja também:
- Trump Implementa Tarifa de 25% Sobre Carros Importados
- Nivus Sense 2026 Finalmente Chega ao Mercado
- Estratégia da BYD Pode Sair pela Culatra