A Fiat acaba de colocar no mercado o Uno 2017. Apesar de ter recebido apenas alterações de estilo na frente, com uma nova grade e para-choque, foi o escolhido para a importante missão de ser o primeiro a receber a nova família mundial de motores 1.0 e 1.3 da FCA, chamada de Firefly. E é a grande novidade do modelo. A estratégia tem também o objetivo de colocá-lo num patamar acima, aumentando conteúdos de série e preço, deixando para o Palio Fire e o Mobi a tarefa de serem os carros de entrada da marca.
Os novos motores fazem parte de um projeto global e a fábrica em Betim é a primeira a fabricá-los, para serem utilizados nos modelos produzidos aqui e na fábrica argentina da FCA, que fica na cidade de Cordoba. Eles substituirão, gradativamente, os atuais 1.0 e 1.4 Fire, ainda usados em vários outros modelos da marca.
Entre as novidades, os novos motores 1.0 de três cilindros (a tendência atual da indústria automobilística) e o 1.3 de quatro cilindros, está no fato de adotarem a arquitetura de 2 válvulas por cilindro, ao contrário da concorrência que usa o esquema de 4 válvulas por cilindro. Esta arquitetura, além de permitir um torque maior em baixas rotações, tem o objetivo de reduzir ao máximo o número de partes móveis do motor, diminuindo, dessa maneira, os atritos internos e possibilitando um menor consumo de combustível. O resultado é que o 1.0 têm 72 cavalos de potência e 10,4 kgfm de torque, com gasolina, e 77 cavalos e 10,9 kgfm com etanol, enquanto que o 1.3 chega aos 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina e 109 e 14.2 kgfm com etanol.
Feitos com bloco e cabeçote de alumínio, possuem o cárter de óleo feito em chapa de aço, segundo a fábrica mais adequado às condições de ruas e estradas brasileiras, por ser bem mais resistente a impactos. Além de sistema de partida a frio sem tanque auxiliar, tem a maior taxa de compressão do mercado, com 13,2:1, usam corrente (que dura a vida toda do motor) para acionar o comando de válvulas e variador de fase para conseguir mais torque em baixas rotações. Outro detalhe interessante dos motores Firefly, é a construção modular, englobando os motores de 3 e 4 cilindros com uma única dimensão de pistão e cilindro nos dois casos. Esse tipo de concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode ser usado nos dois motores.
Com o intuito de aumentar a eficiência energética do modelo, o novo Uno traz, ainda: direção com assistência elétrica (que dispõe de modo City, para diminuir o esforço em manobras e baixas velocidades); novo eletro-ventilador que “rouba” menos energia do motor; alternador “inteligente” que só carrega a bateria em condições ideais; spoiler dianteiro; revestimento aerodinâmico sob o assoalho; convergedor de ar para o motor redimensionado para oferecer menor resistência; e pneus verdes, com menor atrito de rolamento. Além disso, todas as versões com o motor 1.3, inclusive as equipadas com o câmbio automatizado Dualogic, tem de série o sistema Start/Stop, que desliga e religa o motor em paradas.
No quesito segurança, o Uno 2017 recebeu um upgrade. Além dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, tem auxiliar de partida em rampa e o ERM (Electronic Roll Mitigation), sistema anti-capotamento. Essas novidades na linha também são de série nos modelos com motor 1.3 e câmbio Dualogic, porém opcionais nos outros.
Veja, no domingo, o vídeo com as primeiras impressões no test drive com o novo modelo.
Preço de cada uma das seis versões no Uno 2017:
Uno Attractive 1.0 R$ 41.480
Uno Way 1.0 R$ 42.970
Uno Way 1.3 R$ 47.640
Uno Way 1.3 Dualogic R$ 51.990
Uno Sporting 1.3 R$ 49.340
Uno Sporting 1.3 Dualogic R$ 53.690
Galeria de fotos:
Fiat Uno Attractive:
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Fiat Uno Sporting:
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Fiat Uno Way:
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Fotos e vídeo: divulgação Fiat
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