Emilio Camanzi, de São Paulo, SP (*)
Apesar da crise econômica, o mercado dos SUVs compactos está bombando. E, por isso mesmo, para lançar a linha 2016, a Audi resolveu inventar uma moda interessante para aumentar ainda mais as vendas de seu SUV Premium compacto. O que é? Um Q3, vamos assim dizer, mais “popular”.
Tudo bem, taxar de popular um Audi é quase uma heresia, mesmo porque, os R$127.190,00 do 1.4 TFSI Attraction – a nova versão de entrada do modelo e a grande novidade do lançamento – não são nenhuma pechincha. De qualquer maneira são menos do que os 142 mil que custava o Q3 mais barato e que, assim mesmo, ajudou a emplacar 3.817 unidades no mercado brasileiro no ano passado. Uma alta de 435% em relação a 2013.
A “mágica” para essa redução substancial de preço no modelo de entrada foi oferecer uma versão com motor 1.4 turbo e tirar a tração
No quesito segurança, o pacote de série é bom. Além dos cintos de três pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, tem airbags frontais, laterais e de cabeça, além de controles eletrônicos de estabilidade e tração. Para completar, assistente de partida em aclives e freio de estacionamento eletromecânico.
Como andam…
Apesar do pessoal da Audi torcer um pouco o nariz quando se fala que os motores são Volkswagen – e eles desatam a mostrar uma série de pequenos detalhes que os diferencia, como a correia dentada revestida com teflon e que dura 120 mil quilômetros – essa verdade não desmerece nem um pouco a qualidade ou o charme típico da marca. É a chamada sinergia, já que a Audi faz parte do grupo Volkswagen. E as “famílias” de motores são utilizadas em todas as marcas que fazem parte desse grupo. Exatamente como acontece em outros. Por isso, o novo Q3 1.4 TFSI usa o mesmo propulsor do Golf 1.4 TFSI que conhecemos.
Para os que gostam de mais desempenho – e tem uma conta mais folgada no banco – ele é oferecido também com duas opções de motor 2.0, com 180 ou 220 cavalos, 10 a mais que os anteriores. Todos esses modelos são equipados com câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas e tração quattro, que distribui o torque individualmente a cada roda de acordo com a necessidade. Um grande aliado da estabilidade, especialmente em pisos escorregadios, o que também permite algumas incursões fora-de-estrada com certa tranquilidade.
Já com o motor de 180 cavalos nota-se uma boa diferença, principalmente, nas acelerações e retomadas de velocidade, que são mais vigorosas (0 a 100 km/h em 7,6 segundos). Com o de 220 cavalos ele se torna um foguetinho terrestre (0 a 100 km/h em 6,4 segundos) capaz de chegar aos 233 por hora!
Em todos, tanto a direção quanto os freios – a disco nas quatro rodas – se mostraram adequados ao desempenho que são capazes.
Bem equipados de série de acordo com a versão e preço (veja todos os detalhes no link Ficha Técnica) ainda tem alguns opcionais interessantes. Como o Audi Drive Select nas versões 2.0 (de série na Ambition) que permite que você regule a resposta do motor, câmbio e suspensão em quatro modos diferentes: Efficiency, onde tudo visa a economia de combustível; Comfort, para o máximo de conforto; Auto, adaptando-se ao seu modo de dirigir; e Dynamic, quando o conjunto todo é voltado para o máximo desempenho. Mas, aqui entre nós: pagar R$10.500,00 para ter um GPS original é um certo exagero, não?
Preços:
- Q3 1.4 Turbo 150 cv Attraction …………….R$ 127.190,00
- Q3 1.4 Turbo 150 cv Ambiente ……………..R$ 144.190,00
- Q3 2.0 Turbo 180 cv quattro Attraction ……R$ 145.190,00
- Q3 2.0 Turbo 180 cv quattro Ambiente …….R$ 165.190,00
- Q3 2.0 Turbo 220 cv quattro Ambition ……. R$ 190.190,00
(*) O jornalista viajou a convite da Audi
Fotos: divulgação Audi e Emilio Camanzi
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Bacana a jogada da Audi. Atualizaram o modelo, 0 2.0 quattro melhorou o já bom desempenho e aumentaram 3mil (no 2.0 básico).
O preço é inclusive próximo ao primo pobre Tiguan que já ultrapassa 128mil na tabela com menos equipamentos. A tiguan tem mais 20 cv porém em contrapartida um câmbio pré-histórico que só faz ela beber muito e sofrer no desempenho (a tiguan vai ter dificuldade para acompanhar o q3 180cv).
Para fechar o caixão da tiguan vem a versão 1.4 que fara o gosto das famílias que usam SUV para cidade e não tem pretensões off-road. O status das 4 argolas falará mais alto do que o 2.0 tsi e o 4motion do primo vw para esse público.
O valor do GPS original de R$10.500 é realmente puxado, mas para isso aparecerão soluções. Como já em outros modelos da audi é só questão de tempo para aparecer um modulo compátivel com a central que usará GPS iGO ou similar por menos de 1/3 do valor cobrado no original.