Turbo Study: O Porsche 930 da Singer

A onda do restomod se espalhou pelo mundo. Muito em função do trabalho da Singer Design. A empresa com sede na Califórnia se especializou em restaurar modelos Porsche 911, com refrigeração a ar, mas com um visual inspirado na primeira safra do esportivo alemão, fabricada em 1963 e 1972.

A qualidade dos carros da Singer é tamanho, que a Porsche a autoriza a manter seus emblemas, logos e tipografia. Agora a Singer dá um passo à frente apresentando Turbo Study, seu primeiro trabalho com visual inspirado no 930 Turbo, que estreou em 1973.

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Segundo a empresa, o modelo foi desenvolvido para atender aos pedidos de clientes que queriam dar um visual novo ao 930, mas sem perder as características da geração. Isso porque os modelos da Singer utilizam como base unidades da geração 964, fabricada entre 1989 a 1993.

“Meu primeiro passeio em um Porsche 911 aos 11 anos, em 1976, me deixou com a boca seca e sem palavras – era um 930 Turbo preto com assentos xadrez vermelho. Quarenta e cinco anos depois daquele momento de mudança de vida. Estou animado para apresentar os resultados de nosso estudo que visa capturar a incrível emoção do primeiro ‘supercarro’ da Porsche enquanto reimagina seu desempenho e refinamento e colabora com os proprietários para levar ambos a novos patamares. Acredito que é uma homenagem adequada a um carro que mudou minha vida e muitas outras.” Rob Dickinson, fundador e presidente executivo do Singer Group.

O trabalho da Singer consistiu em apenas “polir” as linhas originais do 930 Turbo, com o emprego de elementos mais suaves e refinados. Itens clássicos desse carro como o spoiler dianteiro que prossegue até os para-lamas, assim como as rodas Fuchs, a proteção dos para-lamas traseiros (que passa a atuar como entrada de ar) e a imensa asa do tipo rabo de baleia (Whale Tail) foram preservadas.

Faróis, setas e para-choques foram modernizados como nas releituras dos 911 originais. Por dentro, a lógica é a mesma. Restaurar e sofisticar, sem macular o design original.

Sob o grande aerofólio, o Turbo Study utiliza um boxer 3.8 biturbo de 450 cv. A unidade Mezger, refrigerada a ar, recebeu novos turbocompressores, válvula de alívio elétrica, além de novos intercoolers de refrigeração mista (ar-água) para garantir potência de sobra sem decretar o motor.

A Singer explica que os clientes ainda podem escolher por tração traseira ou integral. Itens como discos de frio de cerâmica também podem ser oferecidos como opcionais. Quem quiser ver esse carro de perto terá que esperar até junho, quando será revelado no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.

A empresa não revela os preços, mas garante que os pedidos dobraram, mesmo com a longa fila de espera, pois cada unidade é feita de forma artesanal. No entanto, um exemplar pode chegar a valer mais de US$ 900 mil nos leilões de luxo.

 


Fotos: Singer/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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