Turbinaram o Peugeot 208 – AVALIAÇÃO DO CAMANZI

Turbinaram o Peugeot 208 – AVALIAÇÃO DO CAMANZI

Um dos hatches compactos mais interessantes do nosso mercado é sem dúvida o Peugeot 208. Mas faltava um motor um pouco mais esperto para deixa-lo no ponto. Faltava, porque agora ele pode vir com o 1.0 turbo. Será que ficou bom? Vamos conferir.

 

Bom, mas antes de começar a falar do novo Peugeot 208 Turbo modelo 2024, vamos ao que mais interessa: os preços. Ele chega em três versões, com a mesma mecânica, ou seja, motor 1.0 turbo e câmbio automático tipo CVT. A mais em conta é a Allure, por 99.990 reais; a intermediária Style por 109.990, e a agora topo de linha Griffe, por 114.990 reais. Só pra lembrar, o novo Peugeot 208 chegou no Brasil em outubro de 2020 com um design moderno e chamativo que agradou. Mas só deslanchou em vendas em 2022, quando já sob a batuta do grupo Stellantis, ganhou o motor 1.0 aspirado com câmbio manual de 5 marchas do Fiat Argo. Mas continuava faltando a opção de um motor mais potente, para ficar coerente com as linhas provocativas. E veio agora com o mesmo conjunto mecânico do Fiat Pulse 1.0 turbo com câmbio CVT que simula 7 marchas.

300x250

Motor – 1.0 turbo – 12V

                           gasolina        etanol

Potência (cv)         125               130

Torque (kgfm)      20,4               20,4

Um conjunto que, como vocês vão ver mais adiante, deu aquilo que faltava ao 208. A única versão que foi colocada à disposição para avaliar, na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo, foi a Style Turbo que, segundo a própria Peugeot, deverá ser a mais procurada. Exceto pelas novas rodas, aro 17 polegadas no Style, esteticamente nenhuma versão do 208 turbo recebeu modificações. E, do meu ponto de vista, acho que nem precisava, principalmente pela ousadia dos DRL em forma de dentes de sabre que o diferenciam na multidão. Internamente, a Style Turbo tem bancos em tecido, couro e Alcântara, acabamento que é repetido na lateral das portas. Porém capricha nos equipamentos, como o belo quadro de instrumentos em 3D; pedais esportivos; multimidia de 10,3 polegadas com conexão de celular sem fio; carregador por indução; Visiopark 180º; teto panorâmico; e faróis full LED. Porém tem uma coisa que eu não gostei. É no quesito segurança. Tudo bem, vem com controles de tração, estabilidade, auxiliar de partida em rampa e quatro airbags em todas as versões. Mas se você estiver preocupado com mais segurança, vai ter que comprar a versão topo de linha Griffe, que completa de série com seis airbags; alerta de colisão frontal com frenagem de emergência; farol alto automático; reconhecimento de placas de velocidade; detector de fadiga do motorista; e alerta com correção ativa de permanência em faixa.

Desempenho

                                         gasolina    etanol

0 a 100 km/h (s)              9,2           9,0

Vel. máxima (km/h)      206         206

 

Consumo médio km/l (Inmetro)

                           etanol     gasolina

Cidade                8,8           12,5

Estrada            10,0          14,1

 

E aí, curtiram? Eu curti, pois pra mim o que faltava era um motor 1.0 turbo como esse. Mas o que eu quero saber é o que vocês acharam. Me conta aí nos comentários.

Ficha Técnica e Lista de Equipamentos:

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br