Três dicas para cuidar dos pneus antes da viagem de férias

Três dicas para cuidar dos pneus antes da viagem de férias

Procedimentos simples podem evitar dor de cabeça na estrada. Confira três dicas de manutenção dos pneus que todo motorista precisa ter atenção

Julho de 2022 e muita gente volta a aproveitar as tradicionais férias escolares após dois anos de pandemia da Covid-19. A expectativa é de aumento no trânsito de veículos nesta temporada em relação à 2021 e no ano anterior. Com isso, o motorista precisa ficar muito atento às condições do seu veículo para pegar estrada.

E um dos componentes importantes para a segurança do veículo é o pneu. O proprietário precisa de atenção com o conjunto para evitar problemas. Os pneus são os únicos pontos de contato com o solo e caso não estejam em condições adequadas, podem comprometer a dirigibilidade, mesmo que o veículo conte com outros dispositivos de segurança.

300x250

Na lista abaixo, confira três dicas para cuidar dos pneus do seu veículo no período de férias. A relação informada pela Dunlop  pode ser aplicada em qualquer outro modelo de pneu. “Dicas aparentemente rotineiras, mas que fazem a maior diferença quando o assunto é a segurança de quem viaja”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas da fabricante.

Leia também:
BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil

 

 

1. Calibragem:

A recomendação é conferir a pressão dos pneus pelo menos de 15 dias em 15 dias. O ideal é fazer com o veículo frio, ou logo após um deslocamento curto até um posto de combustível, por exemplo.

 

2. Rodízio dos pneus

O motorista deve levar em consideração o que está indicado no manual do veículo e no certificado de garantia dos pneus. O rodízio entre 5 e 10 mil quilômetros otimiza o rendimento e durabilidade dos pneus e assegura um rodar confortável.


3. Alinhamento e balanceamento:

Faça o serviço sempre que notar trepidação ou desalinhamento no curso da direção, ou também de maneira preventiva. Um carro desalinhado “puxa” para um dos lados e faz com que o pneu se desgaste irregularmente. Já pneus desbalanceados consomem mais combustível e tornam o rodar bastante desconfortável.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br