Legítimo hot hatch, GR Corolla tem motor 1.6 turbo com 304 cavalos e câmbio manual. Modelo é o primeiro esportivo em 65 anos da Toyota no Brasil
A Toyota anuncia a chegada do GR Corolla ao mercado brasileiro, marcando a estreia do primeiro veículo com apelo 100% esportivo da marca em mais de 65 anos de história no país. O legítimo hot hatch chega para rivalizar com o recém lançado Honda Civic Type R. O modelo chega em duas versões. O preço do GR Corolla Core será de R$ 416.990, enquanto o GR Corolla Circuit será comercializado por R$ 461.990.
Inicialmente, a Toyota trará ao Brasil 99 unidades do GR Corolla, que serão identificadas por uma placa exclusiva de numeração GAZOO Racing. Além disso, a marca disponibilizará uma capa para o GR Corolla, também numerada, e porta-documentos exclusivos. O GR Corolla estará disponível em quatro cores: Branco Polar (sólido), Preto (sólido), Vermelho (metálico) e Cinza Precious Metal (metálico).
O hot hatch chega ainda nesta semana em concessionárias especializadas na linha esportiva da Toyota. As quatro GR Garages da Toyota Gazoo Racing são localizadas em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Performance
Desenvolvido pela divisão de performance Toyota Gazoo Racing (TGR), o modelo recebeu uma versão aprimorada do motor turbo intercooler de três cilindros em linha de 1,6L, também presente no GR Yaris, resultando em uma potência máxima de 304 cv. O carro tem tração integral GR-FOUR, otimizado para corresponder às especificações do GR Corolla. O câmbio manual de seis marchas é uma característica exclusiva do modelo, presente nas versões Circuit e Core, priorizando uma experiência de condução esportiva e divertida.
Ao adotar a estrutura básica do Toyota Corolla Hatchback, o GR Corolla oferece estabilidade em altas velocidades, com geometria de suspensão aprimorada. Com uma bitola mais larga na frente e na traseira, o modelo promete desempenho nas curvas, proporcionando diversão, confiança e esportividade.
No desenvolvimento do GR Corolla, houve atenção especial à otimização do motor de combustão interna, redução de peso sem comprometer a dirigibilidade, aprimoramento do chassi, utilização de teto de fibra de carbono na versão Circuit, redução de peso nos itens de suspensão e a incorporação do sistema GR-FOUR.
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023
O novo GR Corolla apresenta uma bomba de combustível de injeção direta aprimorada, proporcionando maior eficiência e desempenho ao sistema de alimentação. Os pistões foram redesenhados para suportar maiores esforços, garantindo uma operação mais confiável e durável do motor. Os coxins do motor e da transmissão foram projetados com maior rigidez para uma condução mais estável.
O sistema de freios do GR Corolla é equipado com pinças monobloco de alumínio de 14″ na dianteira e 11,7″ na traseira, proporcionando uma resposta de frenagem eficiente
Design
No design externo, o GR Corolla apresenta para-lamas dianteiro e traseiro 30 mm mais largos em relação ao Corolla hatch, proporcionando uma experiência de direção mais empolgante. A grade frontal ampliada favorece a admissão de ar. Os escapamentos triplos aumentam a potência do motor e enfatizam a traseira única, poderosa e esportiva do GR Corolla. Um silenciador equipado com válvula reduz a pressão de escape e o ruído, contribuindo para uma aceleração impressionante e uma extensão mais agradável de RPMs.
O interior do GR Corolla conta com um painel de instrumentos exclusivo desenvolvido para os modelos GR. Inspirado em carros de corrida, o novo display melhora a visibilidade durante a direção esportiva, fornecendo informações sobre a pressão do turbo, indicador de posição de marcha e tacômetro. A central multimídia possui uma tela de 7″ e suporte para Android Auto e Apple CarPlay.
O GR Corolla estará disponível em duas versões: Core e Circuit. A versão Core possui bancos esportivos de couro e suede na cor preta, com detalhes e costuras em vermelho, além de encostos de cabeça com o emblema GR.
A versão Core também inclui o pacote High Grade, que oferece recursos adicionais. Entre eles, calipers customizados (vermelhos + logo GR), saídas de ar para refrigeração no capô, rodas forjadas BBS, bancos customizados, diferencial TorSen (sensível ao toque) com deslizamento limitado (LSD) e o Toyota Safety Sense gen3)
Na versão Circuit Edition, o GR Corolla se destaca pelo teto de fibra de carbono. Além disso, são adicionados recursos como head-up display (HUD), alerta de ponto cego (BSM) e carregador por indução.