Toyota Etios já é 2018

Toyota Etios já é 2018

Se você está pensando em comprar um Etios 2017, esqueça. Já era. É que sem mais nem menos a Toyota lançou ontem e já colocou nas concessionárias a linha 2018 do modelo. Ou seja, nem bem começou o ano, eles saltaram um, deixando quem comprou um modelo 2017 com um carro ultrapassado logo no início do ano. Segundo a fábrica, é uma estratégia para o modelo no Brasil e que deverá ser usada em outros lugares do planeta onde o Etios é vendido. Uma estratégia estranha, já que vai deixar muitos consumidores bem descontentes.

Mas, vamos ao que mudou além do ano modelo. A principal alteração, que não é bem uma novidade, está no visual. É que ela já tinha sido adotada nas versões Ready e Platinum o ano passado e, agora, foi estendida a todas as versões hatchback e sedã. São os novos para-choques dianteiro e traseiro e a nova grade, desenvolvidos pelo centro de design brasileiro da Toyota, que dão um ar mais agressivo aos modelos. Além disso, o diferencial na versão XLS fica agora por conta de saias laterais, que antes só eram disponíveis na versão topo de linha Platinum e que, por sua vez, ganhou uma barra cromada na grade. A única que não recebeu as mudanças foi a versão Cross, já que, segundo a Toyota, a caracterização aventureira do modelo o diferencia dos demais.

300x250

[su_slider source=”media: 8409,8410,8406,8412,8407,8411″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

E, claro, os preços também tiveram um pequeno aumento. A versão hatchback 1.3 X, a mais barata, por exemplo, agora parte de R$ 45.990, ante os R$ 45.320 do já antigo modelo 2017 (veja a tabela completa e os itens de série de cada versão no fim da matéria).

O conjunto mecânico continua sendo o mesmo, com os motores 1.3 e 1.5 litro flex, produzidos na fábrica da Toyota em Porto Feliz, interior de São Paulo. Ambos são construídos com cabeçote e bloco em alumínio, 16 válvulas e duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i). O 1.3 fornece 88 cavalos de potência e 12,3 kgfm de torque com gasolina, e 98 cv e 12,8 kgfm com etanol. Já o 1.5, entrega 102 cv e 14,0 kgfm com gasolina e 107 cv e 14,4 kgfm com etanol.

Na linha 2018, o Etios continua sendo equipado com uma moderna transmissão manual de seis velocidades ou uma antiquada automática de quatro. Porém, a partir de agora, somente as versões X e XS contam com as duas opções, enquanto a Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com caixa automática.

Internamente, o destaque continua sendo o quadro de instrumentos central que conta com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução, com computador de bordo, conta-giros e termômetro do motor. Na tela, é possível também visualizar informações sobre condução, entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática. No quesito segurança, o Etios é um dos poucos compactos do mercado que traz de série em todas as versões, cintos de três pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, além de sistema Isofix para a fixação de cadeiras infantis.

 

Os preços da linha 2018 do Etios:

Modelo Versão Preço público sugerido
Toyota Etios

hatchback 2018

 X 1.3 manual R$ 45.990,00
 X 1.3 automático R$ 50.890,00*
 XS 1.5 manual R$ 51.190,00
 XS 1.5 automático R$ 56.090,00
 Ready 1.5 automático R$ 59.840,00
 XLS 1.5 automático R$ 61.390,00
 Cross 1.5 automático R$ 64.290,00
 Platinum 1.5 automático R$ 64.990,00
Toyota Etios

sedã 2018

 X 1.5 manual R$ 50.690,00
 X 1.5 automático R$ 55.590,00
 XS 1.5 manual R$ 53.990,00
 XS 1.5 automático R$ 58.890,00
 XLS 1.5 automático R$ 64.190,00
Platinum automático R$ 68.390,00

 

Itens de série

Etios 1.3 X: Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, banco traseiro com encosto rebatível, direção elétrica; ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas.

Etios 1.5 XS: além dos itens da versão X, adiciona sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.

Etios Ready: baseado na versão XS hatchback com transmissão automática, tem acessórios internos exclusivos como bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, antes presente somente na versão topo de linha Platinum, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado.

Etios XLS: agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

Etios Cross: disponível apenas na carroceria hatchback, não possui alteração de design, se diferencia da XLS pelo desenho das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.

Etios Platinum: topo de linha conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; máscara negra nas lanternas traseiras; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado.

 

Fotos: divulgação Toyota

 

[su_divider text=”Vá para o topo”]

Para anunciar no site, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br e solicite nosso Mídia Kit.

[su_divider text=”Vá para o topo]

[Contact_Form_Builder id=”1″]

[su_divider text=”Vá para o topo”]

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br