Top 10 Carros Elétricos com Maior Autonomia no Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou recentemente sua lista de etiquetagem veicular, revelando os carros elétricos com maior autonomia disponíveis no mercado brasileiro. Esta classificação oferece aos consumidores informações valiosas sobre o desempenho e eficiência energética dos veículos elétricos, utilizando uma metodologia padronizada para todas as marcas.

Nova Metodologia de Medição

O Inmetro adotou um novo padrão para determinar a autonomia dos veículos elétricos, aplicando uma redução de 30% sobre os números obtidos em testes de homologação, seguindo a norma SAE J1634. Esta abordagem visa proporcionar uma estimativa mais realista do desempenho dos veículos em condições cotidianas.

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Os 10 Carros Elétricos com Maior Autonomia

1. BMW iX xDrive 50 – 528 km Com quase 5 metros de comprimento, este SUV grande da BMW possui uma bateria de 111,5 kWh (105,2 kWh úteis). Equipado com dois motores elétricos, oferece uma potência combinada de 523 cv e 78 kgfm de torque. Preço: a partir de R$ 899.950.

2. BMW i7 xDrive60 – 479 km Este sedã de luxo mede 5,39 metros de comprimento e possui dois motores elétricos, gerando 544 cv de potência e 76 kgfm de torque. Sua bateria tem 105,7 kWh (101,7 kWh úteis). Preço: R$ 1.321.950.

3. Porsche Macan – 443 km A segunda geração do Macan elétrico mede 4,78 metros de comprimento. Com dois motores elétricos, gera até 408 cv e 66,3 kgfm, alimentados por uma bateria de 100 kWh (95 kWh úteis). Preço: R$ 560.000.

4. BMW iX M60 – 431 km Esta versão esportiva do iX oferece 619 cv de potência, sendo o veículo elétrico mais potente já produzido pela BMW. Utiliza a mesma bateria de 105,2 kWh do xDrive 50. Preço: R$ 1.101.950.

5. BYD Tan – 430 km Recentemente reestilizado, este SUV chinês mede 4,97 metros de comprimento. Seus dois motores elétricos entregam 517 cv e 71,4 kgfm de torque, alimentados por uma bateria de 108,7 kWh. Preço: R$ 525.800.

6. BMW i4 eDrive 40 – 422 km Este sedã elétrico possui um motor traseiro de 340 cv e 43,5 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Sua bateria tem capacidade de 81 kWh. Preço: R$ 525.950.

7. Mercedes-Benz EQS450+ – 411 km SUV elétrico baseado no sedã EQS, possui um motor no eixo traseiro com 360 cv e 57,9 kgfm de torque. Sua bateria tem 89 kWh úteis (98 kWh brutos). Preço: R$ 939.900.


8. Kia EV5 – 402 km Lançado em agosto de 2024, este SUV mede 4,61 metros de comprimento. Seu motor dianteiro gera 217,5 cv e 31,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 88,2 kWh. Preço: R$ 399.990.


9. BMW i5 M60 xDrive – 392 km Com dois motores elétricos, este sedã esportivo oferece 524 cv (609 cv no modo Sport) e 81 kgfm de torque. Sua bateria tem 81,2 kWh de capacidade usável. Preço: R$ 759.950.


10. Volvo EC40 – 385 km Primeiro SUV-cupê elétrico da Volvo, possui uma bateria de 78 kWh. Seu conjunto motriz produz 408 cv e 67,3 kgfm de torque. Preço: R$ 419.950.

Vem aí

Embora ainda não tenha sido lançado no mercado, o Chevrolet Blazer EV já teve sua autonomia divulgada: 481 km pelo Inmetro, o que o coloca na segunda posição do ranking, desbancando o BMW i7 xDrive60. 

O Blazer EV é o primeiro SUV Premium da Chevrolet no Brasil e chega para introduzir os novos elétricos da GM no mercado brasileiro. A marca ainda não definiu a data precisa de quando começará a pré-venda e tampouco o preço. Todavia, como na apresentação foi comparado ao BMW IX3 e ao Porsche Macan, modelos que custam em torno dos 500 mil reais, é de se imaginar que seu preço girará em torno disso. 

 

Outro modelo que teve sua autonomia divulgada antes mesmo do lançamento foi o Mercedes-Benz AMG EQS 53 4M 2025 que, segundo o Inmetro, chegará com autonomia de 472 km. A Mercedes-Benz ainda não divulgou a gama oficial, os preços e as especificações completas do EQS 2025. No entanto, a expectativa é que essas informações sejam reveladas antes do final de 2024, quando o modelo chegará às concessionárias.

Implicações para o Mercado

Apesar de todos os modelos da lista estarem acima de R$ 390 mil – alguns chegando à cada dos milhões – a presença de modelos de diferentes segmentos e faixas de preço indica uma evolução significativa na tecnologia de baterias e na eficiência energética dos veículos elétricos. É de se esperar que, com a evolução da tecnologia e popularização dos carros elétricos, veículos mais acessíveis possam integrar esta lista. 

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