Tiggo 7 chega para ser o Compass da Chery

Tiggo 7 chega para ser o Compass da Chery

A Chery lança no mercado brasileiro o jipinho Tiggo 7, que parte de R$106.990, para disputar mercado num degrau dominado pelo Jeep Compass e seguido por utilitários como Volkswagen Tiguan, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008. A versão topo de linha, TXL, é oferecida por R$ 116.990.

Para ganhar mercado, a marca num cronograma de manutenção mais com valores mais baixos do que o praticado por seus concorrentes. Segundo os executivos, numa revisão de rotina, o custo médio da cesta de peças de reposição fica abaixo dos R$ 500. Ao mesmo tempo que, no caso do Compass, o valor gira em torno de R$ 700, de acordo com o levantamento dos chineses. 
Já a manutenção corretiva, ou seja: quando você abraça um poste, a Chery garante reparação média em torno de R$ 5 mil. Nesse mesmo exercício, os chineses garantem que o líder demanda um investimento de R$ 15 mil.

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Fabricado em Anápolis (GO), ele é o quinto produto do portfólio da marca chinesa, que espera fechar o ano com 110 pontos de venda no país. Com 0,5% de mercado em 2018, a marca espera terminar o primeiro trimestre com 0,7% do mercado.

Desde outubro, a marca tem tido volume de produção na ordem de 1,2 mil carros, segundo seus executivos. A meta é chegar a 40 mil carros fabricados até dezembro, sendo 22 mil na planta de Jacareí (SP) e 18 mil na unidade de Goiás, onde também são montados modelos Hyundai.

Para a Chery, o caminho para conquistar mercado é por meio dos jipinhos. Com o Tiggo 7, a marca passa a preencher uma faixa de preços ente R$ 60 e R$ 120 mil. Para o gerente de marketing, Henrique Sampaio, a meta não é vender apenas carros baratos. “Esse carro não é barato, mas é competitivo”, afirma o executivo, comparando o modelo a concorrentes como Compass e Kia Sportage.  
O Tiggo 7 recorre ao mesmo conjunto mecânico do Tiggo 5x. O motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 mkgf de torque oferece bom comportamento, mas nada que faça dele um puro sangue chinês. A unidade é combinada com uma caixa de dupla embreagem que tem respostas rápidas e bom escalonamento, permitindo ganho de giro rápido em marchas mais fortes e rotações baixas em velocidade de cruzeiro.


O acabamento impressiona pela boa qualidade dos materiais e também pela montagem que não deixa a desejar para nenhum modelo japonês ou coreano. Com pacote farto, o jipinho conta com partida sem chave, multimídia de nove polegadas com câmera 360, freio de estacionamento eletrônico e sistema Auto Hold (que mantém o freio pressionado sem que o motorista precise manter o pé no pedal), aquecimento dos bancos, luz diurna em LED e teto solar panorâmico. Trata-se de uma cesta farta, que faz dele um modelo bem agressivo diante de seus rivais diretos.
O Tiggo 7 é um automóvel tão interessante quanto o Tiggo 5x e o Arrizo. Agora,vamos ver como o mercado recebe o chinesinho.


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br