Gasolina E30, com mais etanol, Mantém Viabilidade Apesar de Falhas em Motos; em nota, Abraciclo destaca que existem “pontos de atenção”
A proposta de aumentar o teor de etanol na gasolina comum para 30% (E30) segue em avaliação no Brasil, com o objetivo de reduzir a dependência da importação de combustíveis fósseis e diminuir as emissões de gases poluentes. No entanto, testes realizados em motocicletas com a gasolina E30 pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) apontaram algumas falhas, gerando preocupação por parte da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo).
Falhas na Partida a Frio em Alguns Modelos
De acordo com a Abraciclo, alguns modelos de motocicletas apresentaram dificuldades na partida a frio durante os testes com a gasolina E30. Essa falha ocorre devido à menor capacidade calorífica do etanol em comparação com a gasolina, o que dificulta a combustão em temperaturas mais baixas.
Apesar das falhas, o IMT alegou que “as diferenças encontradas nos testes realizados não são empecilhos para a adoção do combustível E30”, e que não foram observadas diferenças significativas no comportamento dos veículos que justifiquem a alteração do combustível.
Posicionamento da Abraciclo
A Abraciclo, que representa as principais fabricantes de motocicletas no Brasil, classificou as falhas como “pontos de atenção” e informou que continuará acompanhando os testes conduzidos pelo IMT, visando garantir a segurança e o adequado funcionamento das motocicletas em circulação.
A seguir, o posicionamento da Abraciclo na íntegra:
“A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO, entidade que representa o Setor de Duas Rodas no País, apoia o uso dos biocombustíveis e sua contribuição para a economia e o meio ambiente, sendo o Brasil pioneiro mundial no desenvolvimento e produção das motocicletas equipadas com tecnologia flex fuel. A Associação integrou o grupo de acompanhamento dos testes do E30, realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), e a avaliação dos resultados e ensaios indicaram pontos de atenção. O tema continuará sendo acompanhado visando a segurança e o adequado funcionamento das motocicletas em circulação.”
Governo Aposta na Gasolina E30 para Reduzir Custos e Emissões
O uso da gasolina E30 foi aprovado pelo Ministério de Minas e Energia, que supervisiona os testes. A pasta defende que o aumento do teor de etanol na gasolina comum pode reduzir os custos dos combustíveis em até R$ 0,13 por litro e tornar o país mais independente da importação de combustíveis fósseis.
Além disso, a gasolina E30 pode trazer benefícios ambientais, já que a queima do etanol produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio em comparação com a gasolina.
Próximos Passos e Avaliação do Conselho Nacional de Política Energética
Com a aprovação da viabilidade técnica da gasolina E30, o projeto entrará em uma nova fase de avaliação, sendo levado para o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) ainda neste ano. A legislação brasileira permite a ampliação da mistura de etanol na gasolina comum para até 35%, desde que haja estudos e aprovação da viabilidade técnica, conforme a Lei 14.993/2024.
Ainda não foi informado se o governo pretende alterar a quantidade de etanol também na gasolina premium, mais recomendada para veículos que não são flex.
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