TESTE Fiat Cronos Precision 1.8 AT6

TESTE Fiat Cronos Precision 1.8 AT6

Lançado há 3 anos, o Fiat Cronos não tem figurado nas manchetes, mas continua com uma boa legião de fãs. Pegamos a versão Precision 1.8, com câmbio automático. Quer saber o que o Emilio achou? Então, vem com a gente!

 

 

Ficha Técnica e Equipamentos de Série e Opcionais do Fiat Cronos Precision 1.8 AT6

 

 

Pegamos a versão Precision 1.8, com câmbio automático. Claro que depois desse tempo de vida, ele já estaria precisando de uma repaginada no visual. Mas suas linhas ainda agradam.

Eu, particularmente, continuo achando ele mais bonito que o irmão Argo. Principalmente na frente, mais agressiva e que ficou melhor com o novo Logo Scrip, que é complementado pelo estilo cupê da capota e o “bumbum” saliente, que dá mais harmonia ao conjunto. Isso foi conseguido porque manteve a mesma distância entre-eixos do hatch.

 

Espaço Interno

 

Mas se no estilo continua bem na fita, no espaço interno, também não teve alterações. O encosto do banco traseiro é deslocado 10 milímetros para trás em relação ao Argo por causa do maior comprimento do carro, e o espaço é um pouco melhor. De qualquer maneira, quatro adultos e uma criança de acomodam bem.

E o porta-malas de ótimos 525 litros é ideal para uma família que gosta de viajar. Seria perfeito se não fossem esses braços que podem amassar a bagagem…”

 

Acabamento

 

A boa impressão inicial continua com o acabamento. Bem feito, com materiais de qualidade e arremates corretos. A chave presencial para abertura e fechamento das portas; o botão de partida; o ar-condicionado digital automático; a tela do sistema multimídia, que se conecta com celulares, e o quadro de instrumentos com display TFT complementam o ar de sofisticação. Mas peca pelo uso excessivo de plástico. E superfícies macias em tecido, igual ao revestimento dos bancos, só nos apoios de braço dianteiros e central. Sem falar dos poucos porta-objetos e, os que tem, serem pequenos.

E em um carro que se diz top de linha, além desses detalhes, também não ter sensor de chuva, sensor crepuscular e nem câmera de ré de série, é o fim da picada, né dona Fiat?

 

Segurança

 

Em segurança também decepciona. De série ele não tem nada além do trivial. Ou seja, só controles de tração, estabilidade, auxiliar de partida em rampa, Isofix, freios com ABS, apoios de cabeça e cintos três pontos, e dois airbags. Se você quiser os laterais, são opcionais.

Só lembrando que carros mais baratos vem com quatro ou seis de série e outros sistemas, tipo sensor de ponto cego ou frenagem autônoma no Cronos então, nem pensar.

  • “Dona Fiat, não está na hora de repensar um pouco sobre esse ‘pequeno’ detalhe de segurança?” Afinal, este carro não é tão barato assim, né?

 

Suspensão

 

Mas não deixou de ter coisas boas também, como a suspensão, que continua fazendo com que o Cronos, que é fabricado na Argentina, seja bom de curvas e, ao mesmo tempo, com um acerto bem feito para nossas maravilhosas ruas, estradas e lombadas. Com pneus aro 16 polegadas de série, absorve bem as imperfeições do solo, faz o Cronos rodar com conforto e mantém o carro silencioso mesmo em pisos irregulares. Passando aquela boa sensação de robustez.

 

Mecânica

 

No Precision a mecânica continua a mesma desde o início. Usa o motor 1.8 flex E.torQ, que já demostrou ser robusto e confiável. Entrega 139 cavalos de potência e um pouco mais de 19 quilos de torque quando abastecido com etanol. Números que permitem um bom desempenho de uma maneira geral e que incrementam o prazer ao dirigir para quem gosta de uma tocada mais animada. Como um 0 a 100 por hora em menos de 10 segundos.

Porém, como o torque máximo só aparece em altas rotações, quando está em baixas o motor não responde muito rápido. Nessa hora é preciso acelerar fundo para que o bom câmbio automático de seis marchas reduza para se conseguir retomadas de velocidade mais rápidas. Porém, as trocas sequenciais nas borboletas atrás do volante ou na alavanca de câmbio ajudam a minimizar o problema.

 

Consumo

 

E o consumo? Essa era minha grande expectativa para ver se a engenharia da Fiat tinha feito algum progresso nesse quesito. Mas não, continua igual. Em nosso circuito cidade/estrada chegou apenas a uma média apenas razoável de 7,8 km/l de etanol e 11,0 km/l de gasolina. O mais engraçado é que o sistema stop/start, que ajudaria a melhorar o consumo e a emissão de gases poluentes principalmente na cidade e que era de série, foi eliminado. Vai entender…

 

Enfim, o Cronos Precision 1.8 automático, deveria oferecer mais pelo que custa. Mas, de uma maneira geral agrada pelas linhas, espaço interno e a quem está atrás de um carro familiar com bom desempenho.

Agora, se sua preocupação é também com o consumo, então é melhor partir para a versão Drive 1.3, que além de gastar pouco, também anda bem e custa menos. Ou, então, esperar pelo motor 1.3 flex da Stellantis, que acabou de ser lançado no Compass e Toro, que reúne baixo consumo com bom desempenho, e que também deve chegar no Cronos ano que vem.

Tchau.

 


== Notas do Emilio ==

  • Desempenho       8
  • Consumo              7
  • Segurança            8
  • Estabilidade         8
  • Acabamento        8
  • Espaço interno    8
  • Porta-malas          9
  • Custo/benefício   6

 


 

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br