Teste do Toyota Yaris Hatch XS 2023

Teste do Toyota Yaris Hatch XS 2023

Hoje é o Yaris que está no nosso teste. Ele tem a fama de confiabilidade da Toyota, mas não é dos mais vendidos. Será que é por causa do custo-benefício? Vem descobrir.

 

Informações técnicas do Toyota Yaris 2023:

Ficha tecnica – Yaris hatch 2023

Lista de equipamentos – Yaris hatch 2023

 

A linha 2023 está no mercado desde janeiro e vocês já devem ter visto. Mas vamos começar dando uma olhada no novo visual. A versão que recebemos foi a XS, intermediária. Como em todo o restante da linha, ganhou uma frente redesenhada com novo para-choque e DRL em LED. Tudo inspirado no Corolla, para manter a mesma linha de design. De lado apenas rodas com novo desenho, enquanto a traseira ficou igual. Eu, particularmente, acho que faltou um pouco de harmonia no conjunto. Mas gosto é gosto.

No interior os japoneses foram contidos. Apenas novo revestimento dos bancos, nesta versão com parte em tecido e outra em couro sintético como o volante. Porém, superfícies macias ao toque só nos apoios de braço das portas e central. O restante é plástico, mas com um detalhe: a texturização até que é legal. Mas o material brilhante dá um aspecto muito modesto ao interior, que não é dos mais bem trabalhados.

O ar-condicionado é automático, mas não tem saídas atrás; a boa multimídia que espelha celulares com cabo, só tem 7 polegadas. Também tem uma porta USB dentro do apoio de braço central e duas para a galera do banco traseiro. O belo quadro de instrumentos é analógico e tem uma tela de 4,2 polegadas em TFT com computador de bordo. Mas apresenta também várias outras informações em um espaço muito pequeno, confundindo a leitura. Chave presencial, botão de partida e trocas sequenciais em aletas atrás do volante ou na alavanca de seleção, agradam.

E mesmo levando em conta que é uma versão intermediária, tem umas pisadas de bola: não tem faróis de neblina, apesar de ter as lentes no para-choque; o retrovisor interno não é eletrocrômico; o volante só tem regulagem de altura; não tem sensor de chuva nem crepuscular; tem câmera de ré, mas faltam os sensores de estacionamento traseiros; e, pasmem, a seta não tem repetição automática.

 

Yaris XS Hatchback      R$ 103.990,00

(outubro 2022)

 

Pelo que custa esta versão, são detalhes que não deveriam faltar. Ô dona Toyota, a senhora continua exagerando na economia, heim?

E o espaço interno? Esse continua bom até no banco traseiro que tem lugar com folga para as pernas. Mas só para quatro adultos, já que no meio o fim do console e o ressalto no banco incomodam bastante.

 

Capacidade do porta-malas: 310 litros

 

O porta-malas tem 310 litros. Bom para um hatch.

Ainda bem que em segurança houve progresso. Além dos equipamentos obrigatórios, vem com sete airbags, incluindo um para os joelhos do motorista. Completa com controles eletrônicos de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, e foram incluídos alerta de colisão, com aumento de carga de frenagem, e monitor sonoro de saída de faixa de rodagem. Muito bom, mas um alerta de ponto cego também seria bem-vindo.

Na mecânica não há grandes novidades. Agora o Yaris só é disponível com motor 1.5 aspirado. Sofreu uma nova calibração para se adequar às novas normas antipoluição. Mas manteve a potência e torque do anterior. Que eu acho pouco para um motor 1.5.

 

Motor 1.5 Flex – 16V

Gasolina   Etanol

Potência (cv)        105         110

Torque (kgfm)     14,3         14,9

 

Outra novidade é que ganhou dois modos de condução além da normal: o ECO e o Sport. Em ambas a atuação é do câmbio automático tipo CVT, com sete marchas simuladas. No Eco seleciona mais rápido as relações mais longas para um melhor consumo, enquanto na Sport as mais curtas, incrementando as acelerações e com trocas mais rápidas nas reduções.

Porém o desempenho, não é dos mais entusiasmantes apesar da pinta esportiva do Yaris… Mesmo pesando 1.125 quilos, a pouca potência e torque não fazem milagres. Para sentir melhores respostas do conjunto, deve-se usar etanol, quando o motor ganha 5 cavalos e o modo Sport. Como a Toyota não fornece dados de desempenho, os números são estimados.

 

Desempenho

0 a 100 km/h             11,8 s

Vel. máxima             180 km/h

 

Quanto ao consumo, houve uma ligeira melhora em relação ao último que testamos. Logicamente usamos o modo ECO para fazer a medição no nosso circuito padrão cidade/estrada. A melhora foi de quase 10%, chegando a 8,8 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina. Boas médias, mas poderiam ser melhores, como as do Honda City Hatchback por exemplo, que fez 9,1 km/l de etanol e 13,1 km/l de gasolina. E também tem um motor 1.5.

 

Consumo médio km/l (em nosso circuito cidade/estrada)

Yaris               City

Etanol             8,8                   9,1

Gasolina         12,4                 13,1

 

No restante tudo como antes. Andando o Yaris continua agradando. A suspensão absorve bem as imperfeições do piso, deixa o carro confortável  e é silencioso mesmo em pisos irregulares. Em curvas inclina um pouco mais a carroceria do que seria desejável, mas não compromete a estabilidade. A direção elétrica é bem precisa e tem o peso correto. Tanto em manobras como andando. Poderia ter também freios a disco nas rodas traseiras para freadas mais progressivas.

Em resumo, o Yaris Hatchback XS não é dos mais baratos no segmento e perde em equipamentos e desempenho diante de alguns concorrentes.

 

Yaris XS Hatchback       R$ 102.990

(agosto 2022)

 

Como o Onix, que por um preço semelhante oferece motor 1.0 turbo com mais torque. Ou seja, se a Toyota quer disputar o alto do pódio em vendas no segmento com o Yaris, vai ter que equipá-lo melhor sem cobrar a mais por isso. E não apenas se apoiar na fama de qualidade e confiabilidade do produto.

Um abraço e até a próxima.”

 

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Notas do Emilio

Desempenho          6

Consumo               8

Segurança              9

Estabilidade            8

Acabamento           7

Espaço interno       8

Porta-malas            7

Custo-benefício      6

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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