Teste do Renault Stepway 1.0
Ter um carro de bom tamanho, econômico e que caiba no bolso de muitos, não está tão fácil, não é? Porém tem alguns, como o Renault Stepway 1.0 Zen que podem se encaixar nesse conceito. Andei com um durante uma semana, mas será que vale a pena mesmo com a expectativa dele ser substituído ano que vem por um novo modelo? Vem comigo pra saber.
Ele já perdeu o nome Sandero. Agora é só Stepway, nome da versão com cara de aventureira e única do modelo hatch disponível, com motor 1.0 ou 1.6.
Stepway 1.0 Zen
De R$ 79.990
por R$ 73.990
(junho 2023)
Pelo que se comenta, também está com os dias contados. Porém, com essa redução de preços do plano de incentivo do governo que pode compensar uma futura desvalorização, pode valer a pena.
Afinal, o carrinho tem suas qualidades. Continua no vídeo que eu vou te contar tudo. E já deixa aquele like e compartilha com teus amigos.
Claro que os hatch com essa pegada não são mais a moda. Porém tem muita gente que ainda gosta. Esta do teste é a versão de entrada, e que ganha o sobrenome de 1.0 Zen. Para-choques dianteiro e traseiros mais parrudos; rack no teto; e molduras nos para-lamas, dão o ar de robustez. Os faróis são halógenos, vem com luzes de neblina e as de condução diurna são em LED. Tem sensores de estacionamento traseiro e as rodas de aço de 15 polegadas têm calotas e pneus de perfil alto. O bom é que esses pneus são mais baratos que os de aro 16 ou 17 na hora de trocar.”
Rodas: aço 15”
Pneus: 185/65 R15
Por dentro, como é de se esperar em um carro de entrada, é simples. Mas agrada com detalhes em black piano, apesar do plástico do painel e parte superior das portas que poderia ter um aspecto melhor. O revestimento dos bancos é em tecido. Por outro lado, o quadro de instrumentos é legal. Analógico tem conta-giros, velocímetro e computador de bordo. Vem ainda com central multimídia de 7 polegadas que espelha celular por cabo; ar-condicionado; comando de telefone e som tipo satélite na coluna de direção; banco do motorista e volante com regulagem de altura. Mas vidros elétricos só na frente e retrovisores com regulagem manual.
Em espaço interno, é um dos melhores do segmento de hatches compactos. Pode levar cinco adultos. Os da frente vão confortáveis. Atrás, se forem três, vão um pouco apertadinhos. Pelo menos quem vai ao meio tem encosto sem ressalto e túnel no assoalho baixo. O porta-malas tem bons 320litros.
Capacidade do porta-malas: 320 l
Porém, em segurança… Tem quatro airbags, o que é bom. Mas é só. Não tem nem controles de tração e estabilidade. Não são equipamentos obrigatórios ainda, mas em 2023 acho que deveria ter.
Já a mecânica, dá conta do recado. O motor é o 1.0 SCe, que tem até 82 cavalos e bons 10,5 quilogramas força metro com etanol.
Motor – 1.0 SCe Flex – 12V
gasolina etanol
Potência (cv) 79 82
Torque (kgfm) 10,2 10,5
E apesar de ter três cilindros, não vibra muito, o que deixa o rodar confortável. E faz conjunto com um bom câmbio manual de cinco marchas, que tem engates precisos e macios, o que facilita seu uso. E tem relações de marchas curtas, o que deixa o carro mais espertinho.
Nas acelerações as relações curtas fazem com que não seja tão rápido devido às muitas trocas de marcha.
Desempenho Stepway 1.0 Zen
gasolina etanol
0 a 100 km/h (s) 15,9 15,0
80 a 120 km/h (s) 16,5 15,3 (*)
Vel. máxima (km/h) 150 150
(*) em 5ª marcha
Por outro lado, arranca e mantém em subidas e, nas retomadas de velocidade, não exige muitas reduções. Tanto na cidade como na estrada. Um exemplo é que a 100 por hora na rodovia em 5ª marcha, o motor está a 3.200 rpm, bem próximo da rotação de torque máximo, fazendo com que mantenha a velocidade mesmo em subidas longas.
Torque máximo
Gasolina 10,2 kgfm a 3.500 rpm
Etanol 10,5 kgfm a 3.500 rpm
E também sente menos o peso que carrega em relação a outros 1.0.
E como tem um bom isolamento acústico, apesar da alta rotação o motor não incomoda.
Mas sabe uma coisa que me chamou a atenção? O consumo! Com essas características, era de se esperar que o consumo fosse alto. Mas não foi o que aconteceu. Vem equipado com stop/start que reduz o consumo na cidade, e que você pode desativar por meio de um botão no console. E assim em nosso circuito cidade/estrada, chegou a bons 10,4 km/l de etanol e 14,8 km/l de gasolina, confirmando suas credenciais de carro econômico.
Consumo médio do Stepway 1.0 Zen km/l (nosso circuito cidade/estrada)
Etanol 10,4 km/l
Gasolina 14,8 km/l
Andando também agrada. A suspensão tem um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Por ser alto, inclina a carroceria um pouco mais do que o desejado em curvas fechadas. Porém é previsível, saindo de frente só no limite. Roda silencioso em pisos irregulares graças aos pneus de perfil alto, e encara as lombadas do nosso dia a dia com tranquilidade. Para bem, com freio progressivo e ABS eficiente. Só a direção, ainda eletro-hidráulica, que é pesada tanto em manobras como andando.”
Resumindo a história. Apesar de ser classificado como um hatch compacto, o Stepway tem dimensões e espaço interno de carro maior. Além disso tem um desempenho coerente com a proposta de carro econômico e baixo consumo de combustível. Pontos interessantes. Mas corre o risco de não emplacar 2024. E aí, vale a pena?
Como disse no começo, com o desconto do incentivo ele tem uma boa relação custo- benefício. O que pode compensar uma futura maior desvalorização.
Stepway 1.0 Zen
De R$ 79.990
por R$ 73.990
(junho 2023)
Então, se o carro te agrada e está dentro do teu orçamento, eu acho que vale a pena sim. Um abraço e até a próxima.
Notas do Emilio
Desempenho 6
Consumo 9
Segurança 6
Estabilidade 8
Acabamento 7
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Custo-benefício 7
Ficha técnica e lista de equipamentos Stepway 1.0 Zen: