Teste do novo Citroën C3 2023

Teste do novo Citroën C3 2023

O novo Citroën C3 2023 passou pelo teste do Camanzi no nosso circuito cidade/estrada. Vem descobrir como o hatch compacto se saiu:

 

 

Informações técnicas do Citroën C3 2023:

 

Recuperar a boa imagem das suas marcas francesas no Brasil, é uma das prioridades do grupo Stellantis. No caso da Citroën a investida começou com o novo C3, um hatch compacto com pinta de SUV bem ao gosto do brasileiro. Será que ele vai conseguir?

Bom se depender do visual, o novo Citroën C3 já ganhou pontos. Por todos os lugares que passamos com ele, chamou a atenção e ganhou elogios. Principalmente com o teto bitom, um opcional que caiu muito bem no C3. Outro detalhe, é a frente, característica da marca, enquanto a traseira é convencional. De qualquer modo, no conjunto, ficou muito parecido com o primo C4. Mas tem outro detalhe importante. Seu posicionamento no mercado.

 

C3 Live                 R$ 69.990

Mobi Trekking      R$ 70.490

Kwid Intense        R$ 70.540

(dezembro 2022)

 

Apesar de ser um hatch compacto que enfrenta Chevrolet Onix e Hyundai HB20 nas versões de entrada, encara também as topo de linha dos subcompactos Fiat Mobi e Renault Kwid, só que oferecendo mais espaço interno e capacidade do porta-malas.

 

Mobi                  200 l

Kwid                  290 l

C3                     315 l

 

Uma boa sacada que deve dar bons resultados para a marca.

E para este teste, escolhemos a versão Feel 1.0, a mais  vendida.

 

C3 Feel 1.0            R$ 81.490

Pintura metálica + teto branco          R$   2.600  (dezembro 2022)

 

É interessante lembrar que o novo C3 é o primeiro da marca no Brasil com motor 1.0. E todos com esse motor tem câmbio manual de 5 marchas. Externamente esta versão Feel se diferencia pelas luzes de condução diurna em LED, o Chevron na grade cromado, rodas de 15” em liga leve; rack no teto e maçanetas na cor da carroceria. O opcional pintura metálica azul e teto branco, ajudam a dar mais requinte ao conjunto.

Dentro também tem seu diferencial. É uma faixa metálica azul no painel, que ajuda a tirar em parte aquela sensação de carrinho Hot Weels pelo excesso de plástico duro por todos os lados. E, claro, pela central multimidia de 10 polegadas que apesar de simples, funciona muito bem, não precisa de cabo para espelhar celular e conta com três portas USB para carregamento, uma na frente e duas atrás. Mas no restante é bem simples. Revestimento em tecido, não tem nenhuma superfície macia ao toque e ainda precisa de uma melhor atenção nos encaixes das peças. E não espere nenhum mimo além do ar-condicionado manual. Nem sensor de estacionamento traseiro, que é opcional junto com câmera de ré.

Mas a grande bola fora, é o quadro de instrumentos. É uma das coisas mais simplórias que eu já vi até hoje. E o pior é que é o mesmo até nas versões topo de linha. A simplicidade é extrema; os dígitos lembram aquelas primeiras calculadoras da década de 1970 e tem de ser acionado por meio do antiquado botãozinho. Pelo menos tem computador de bordo.

Já quando o assunto é espaço interno se sai bem. Confortável na frente, repete a dose atrás com bom espaço para as pernas e cabeça. Leva cinco, mas quem vai ao meio tem o incômodo do fim do console e túnel no assoalho. Já a capacidade do porta-malas, com 315 litros pelo sistema VDA, é bem razoável.

 

Capacidade do porta-malas: 315 litros (VDA)

 

Mas deixa a desejar em segurança. Além dos itens obrigatórios, como só dois airbags frontais, tem os controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa. E só.

E o motor 1.0 da Stellantis, será que casou bem com o C3? De uma maneira geral, pode-se dizer que sim. É o mesmo conjunto que equipa o Argo, Cronos e Peugeot 208. Com três cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro, o 1.0 Firefly tem na entrega de torque em baixas rotações a prioridade.

 

Motor 1.0 – Flex – 6V

                         Gasolina   Etanol

Potência (cv)        71            75

Torque (kgfm)    10,0         10,7

 

Mas, quando comparado aos motores 1.0 aspirados da concorrência, fica devendo em potência, tanto com etanol quanto com gasolina. O resultado é que o C3 é espertinho na cidade devido ao bom torque. Mas na estrada, sente a falta de alguns cavalinhos a mais para manter as velocidades. O que piora quando está carregado.

 

Desempenho

                               Gasolina    Etanol

0 a 100 km/h (s)          15,0           14,1

80 a 120 km/h (s)        31,1           28,8

Vel. máxima (km/h)    160            160

 

O câmbio ajuda, mas… Também é o mesmo dos primos Argo, Cronos e Peugeot. Manual de cinco marchas, tem engates rápidos e precisos, o que facilita as trocas. Mas acho que deveria ter uma relação de diferencial ligeiramente mais curta para compensar um pouco a falta de potência do motor. Especialmente em subidas e carregado.

No consumo se sai bem. Mas eu acho que poderia ser melhor. Em nosso circuito padrão, metade cidade, metade estrada, chegou a bons 9,3 km/l de etanol e 13,2 km/l de gasolina.

 

Consumo médio km/l (nosso circuito cidade/estrada)

Etanol                9,3 km/l

Gasolina          13,2 km/l

 

Porém, quando comparado ao Argo 1.0 que usa o mesmo conjunto motor/câmbio, e que fez 10,8 km/l de etanol e 15,1 km/l de gasolina no mesmo circuito, era de se esperar mais.

 

Consumo médio km/l (nosso circuito cidade/estrada)

                                Etanol     Gasolina

Citroen C3 1.0            9,3          13,2

Argo 1.0                    10,8          15,1

 

Uma boa surpresa, porém, vem ao rodar com o C3. Com uma suspensão convencional, tipo McPherson na frente e interdependente atrás, além de uma boa estabilidade, é silencioso e confortável mesmo em pisos irregulares, além de uma boa sensação de robustez. O que, junto com o bom espaço interno, traz muito conforto ao rodar. E demostra o bom trabalho da engenharia da Stellantis, deixando no passado aquela bateção dos antigos Citroën, que mais parecia bateria de escola de samba.

No mais, a direção elétrica do tipo progressiva, é macia em manobras e firme em velocidade, enquanto os freios, a disco só nas rodas da frente, cumprem sua função com competência. Enfim, o novo Citroën C3 tem no design, espaço interno e conforto ao rodar seus grandes atrativos. E tem uma relação custo/benefício razoável, principalmente levando em conta a bela central multimidia que tem de série.

C3 Feel 1.0            R$ 81.490   (dezembro 2022)

Mas é bom não esquecer que no segmento de hatches compactos com motor 1.0 aspirado, tem modelos com melhor desempenho e que gastam menos.

 

Notas do Emilio

 

Desempenho          6

Consumo               8

Segurança              6

Estabilidade            8

Acabamento           7

Espaço interno       8

Porta-malas            8

Custo-benefício      7

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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