Teste do Nissan Sentra 2023

Teste do Nissan Sentra 2023

Novo aqui, velho lá. De quem estamos falando? Do Nissan Sentra 2023, que chegou há pouco no Brasil, mas já roda lá fora há algum tempo. Agora chegou a hora de ver qual é a dele no nosso dia a dia. E será que consegue se dar bem no mercado de novo? Vem comigo pra saber.

 

Especificações técnicas do Nissan Sentra 2023:

Ficha Técnica – Novo Sentra MY23

300x250

Lista de Equipamentos – Novo Sentra MY23

 

A oitava geração do Nissan Sentra foi lançada lá fora em 2020. Estava com passagem marcada do México para o Brasil no ano seguinte. Mas a pandemia adiou os planos da marca japonesa. E só no começo deste ano ele deu as caras por aqui.

E por falar em dar as caras, se é sua primeira vez no canal, seja muito bem-vindo, já se inscreve e ativa o sininho pra receber as notificações de novos vídeos, heim? Vamo continuar.

O novo Nissan Sentra está disponível em duas versões, a Advance e a Exclusive.

 

Nissan Sentra 2.0 CVT

Advance                                  R$ 148.490

Exclusive                                 R$ 171.590

Exclusive interior premium      R$ 173.290

(maio 2023)

 

A que veio pra teste foi a Exclusive com o único opcional disponível, o interior premium. Se tem uma coisa em que ele se destaca, é o design, que até inspirou o irmão menor, o Versa.

Mantém o DNA da marca, mas foi inteiramente revisto, com linhas mais fluidas e grade menor pra ajudar na aerodinâmica. Eu gostei, mas dá uma olhada e me conta nos comentários o que você achou.

O interior também ganhou uma bela reformulada. Nesta versão com o opcional premium, salta aos olhos o interior em material sintético imitando couro na cor caramelo. Ganhou novo painel; quadro de instrumentos; volante; laterais; bancos e console. Material emborrachado no painel e nas portas dão requinte. Bancos dianteiros com aquecimento e o do motorista elétrico; partida remota; chave presencial; partida por botão; teto solar; ar-condicionado automático de duas zonas; som premium Bose; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e câmera 360º, são de série.

Só que tem umas mancadinhas que em um carro desse preço e categoria não deveria ter. O freio de estacionamento é feito pelo arcaico pedal na esquerda, um problema para portadores de deficiência nas pernas, deveria ser eletromecânico; falta sensor de chuva; os vidros elétricos só têm um toque no do motorista; a multimidia de 8 polegadas ainda usa cabo pra espelhar o celular; não tem carregador por indução; e não tem saídas de ar-condicionado para quem vai atrás.

Mais largo que a geração anterior, os japoneses da Nissan se preocuparam com o espaço interno. Quatro adultos, dois na frente e dois atrás nas extremidades vão muito bem. Só quem vai ao meio atrás, apesar do bom espaço, tem o incômodo do ressalto no assento e encosto, além do túnel no assoalho. Porém, em benefício do espaço interno, o porta-malas deu uma encolhida, passando dos 503 litros da geração anterior para 466, e mantém aquelas abas que podem estragar a bagagem.

 

Capacidade do porta-malas

7ª geração            503 l

8ª geração            466 l

 

Em segurança esta versão ganha nota 10. Além dos controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, vem com um belo pacote. São seis airbags, mais controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, o ACC; alerta de colisão frontal com frenagem de emergência; alerta de saída de faixa; alerta de tráfego cruzado traseiro; alerta de atenção do motorista; sensores de ponto cego; farol alto automático; e freios a disco nas quatro rodas que param os 1.405 quilos do Sentra com eficiência.

 

Peso: 1.405 kg

 

Na mecânica houve progressos e retrocesso… É que o motor 2.0 agora não é mais flex. Porém foi rejuvenescido passando a ter injeção direta e ciclo Atkinson. E ganhou potência. Dos 140 cavalos que tinha com ambos os combustíveis, agora tem 151 só a gasolina. O torque máximo de 20 kgfm é igual mas chega a 4.000 rotações por minuto, 800 a menos do que antes, o que permite respostas mais rápidas do Sentra.

 

Motor – 2.0 l– 16 v

                         Sentra     Novo Sentra

Potência (cv)      140             151

Torque (kgfm)   20,0            20,0

 

Outra coisa que ganhou novidades, foi o câmbio automático tipo CVT, que agora simula 8 marchas, que também podem ser trocadas por meio de borboletas atrás do volante, e tem conversor de torque para respostas mais rápidas.

E com essas modificações, tanto o consumo como o desempenho melhoraram.

No desempenho ganhou tanto em aceleração, agora faz de 0 a 100 em menos de 10 segundos, como em velocidade máxima, que agora bate nos 200 por hora.

 

Desempenho

                                  Sentra       Novo Sentra

0 a 100 km/h (s)       10,1            9,4

Vel. máxima (km/h)  185          200

 

Mas o melhor foi no consumo. Dos 10,1 km/l com gasolina que fez o último Sentra que testamos, agora chegou a bons 12,8 km/l utilizando o modo ECO de condução.

 

Consumo médio km/l gasolina (nosso circuito cidade/estrada)

        Sentra       Novo Sentra

        10,1            12,8

 

Tem ainda o modo normal, o Sport que visa o desempenho, e a posição L, de Low, que mantem o câmbio relações mais curtas. Muito útil em descidas longas para usar como freio motor.

Teve mudança também na suspensão. A dianteira continua igual, independente tipo McPherson. Já a traseira passou a ser independente tipo Multilink. O resultado é que o Sentra 2023 fica mais firme no chão, apesar da carroceria inclinar um pouco mais do que o desejável. Ficou também mais baixo, o que favorece a aerodinâmica. Mas se corre o risco de raspar a frente em entradas de garage ou o meio em lombadas com apenas três pessoas a bordo. Além disso o curso da suspensão é curto, fazendo com que bata com alguma facilidade nos batentes ao passar por um buraco. De qualquer modo ela deixa o Sentra confortável ao rodar absorvendo bem as irregularidades, e o carro é silencioso mesmo em pisos irregulares, resultado do bom isolamento acústico.

Enfim, apesar daqueles detalhes que mencionei, eu gostei do novo Sentra 2023. Evoluiu bem. Acho bonito, espaçoso, confortável, com bom desempenho e consumo. Porém, pra ganhar do rei do pedaço, o Corolla, mesmo com um preço ligeiramente inferior, deveria oferecer mais. Um abraço e até a próxima.”

 


 

Notas do Emilio

 

Desempenho                8

Consumo                       8

Segurança                     10

Estabilidade                  8

Acabamento                  9

Espaço interno              9

Porta-malas                   7

Custo-benefício            7

 


Confere também:

Teste do Corolla Híbrido flex

Arrizo 6 Pro Hybrid

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br