Teste do Chevrolet Spin Activ7 2023
Família grande precisa de carro grande. Os SUVs de sete lugares são a pedida da vez. Porém os preços… Mas sobrou um monovolume no mercado que é mais em conta e pode resolver o problema. É o Chevrolet Spin modelo 2023 que agora tem seis versões. Uma delas é esta Spin Activ7, a topo de linha e com uma pegada aventureira que agrada mais. Vamos ver qual é a dela.
Nada de novo quando o assunto é design. É o mesmo que vem desde o modelo 2019 e que deixou o Spin com um visual mais interessante. O diferencial é que nesta versão tem vários detalhes em preto. Como a grade, para-choque, logotipo, além de faróis com máscara negra na frente. De lado retrovisores, rack, saias e, atrás, para-choque e logo, em conjunto com as lanternas escurecidas.
Um visual mais em dia com a moda atual. Internamente só os revestimentos das portas e dos bancos, que misturam couro sintético com tecido, tem nova cor e costuras em azul presentes também no volante. E arremata com novas cores no quadro de instrumentos que ficou mais legível.
O conjunto chama a atenção e dá a impressão de requinte. Mas é apenas impressão. Olha só. Tanto o painel como as laterais são em plástico duro e poderiam ser de melhor qualidade e aspecto. E, pra terminar, tem material macio do lado, mas não nos apoios de braço… Difícil de entender em uma versão que é a mais cara da linha.
Porém o Spín continua se destacando quando o assunto é espaço interno. Principalmente quando se pensa em uma família grande, já que esta versão conta com sete lugares. Tem espaço para cinco adultos e duas crianças com conforto e conta com vários porta-objetos. Para melhorar a versatilidade, os bancos da segunda fileira são rebatíveis, tem o encosto regulável e podem ser deslocados longitudinalmente, melhorando o espaço na terceira fileira que têm acesso razoável. Até cabem dois adultos alí, mas melhor duas crianças.
Já o porta-malas do Spin Activ7 2023 com os sete lugares ocupados, tem só 162 litros. Com a terceira fileira rebatida, sobe para bons 553 litros.
Porta-malas
7 lugares 162 litros
5 lugares 553 litros
Quer dizer, como na maioria dos carros de sete lugares, se for viajar com ele lotado, a bagagem vai ter que ir no rack do teto. // Entre os mimos apenas computador de bordo; sensores traseiros de estacionamento; sensor crepuscular e de chuva; faróis de neblina; central multimídia MyLink com direito a conectividade com o celular; câmera de ré; OnStar que também avisa se você esqueceu alguma coisa no banco traseiro ao desligar o carro; e partida remota na chave, disponível como acessório. Mas acredite, o volante só tem regulagem de altura e o ar-condicionado manual não tem saídas para as fileiras de trás. Sem falar que só tem uma porta USB para dividir em sete. Em um carro pensado pra família e que também é muito usado como taxi, deveriam pensar melhor nisso né?
Se alguém esperava uma evolução no quesito segurança neste modelo 2023, tire o cavalinho da chuva. Tem os triviais cintos e apoios de cabeça para todos; Isofix; controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, mas nenhum sistema de assistência ao motorista e apenas dois airbags. Ô dona GM, estamos em 2022 e este é um carro família. Não dá pra relaxar em segurança, não é mesmo?”
Agora chegou a vez da mecânica. Apesar das atualizações que sofreu para se adequar as novas normas antipoluição, continua com a mesma potência e torque.
Motor 1.8 – Flex – 16V
gasolina etanol
Potencia (cv) 106 111
Torque (kgfm) 16,8 17,7
Em plena era de motores turbo, o velho 1.8 aspirado com seus 111 cavalos e 17,7 quilogramas força metro carece de uma maior potência e torque para arrastar com tranquilidade os 1.293 quilos do Spin Activ7. Situação que piora quando está carregado. Ou seja, mesmo vazio o desempenho já não é lá essas coisas, principalmente nas retomadas de velocidade. Olha aí.
Desempenho
gasolina etanol
0 a 100 km/h (s) 11,6 11,0
80 a 120 km/k (s) 13,4 12,2
Vel máxima (km/h) 171 171
O câmbio automático poderia ajudar, mas além de ter reduções lentas, pois foi calibrado para privilegiar o consumo, o sistema de trocas manuais só na alavanca de seleção é ruim. Além de ser feita por meio de um botão lateral, só se consegue fazer isso ao colocar a alavanca na posição M. Quer dizer, mesmo para fazer uma redução rápida manualmente se perde tempo. Deveria permitir essa troca também na posição Drive como acontece em câmbios de marcas concorrentes.
Ainda bem que no consumo não exagera. Em nosso circuito cidade/estrada padrão, chegou a boas médias de 7,9 km/l de etanol e 11,1 km/l de gasolina.
Consumo médio (circuito cidade/estrada)
Etanol 7,9 km/l
Gasolina 11,1 km/l
No restante é confortável ao rodar mesmo em pisos irregulares e também silencioso, inclusive no asfalto apesar dos pneus todo terreno mais barulhentos que completam a pegada aventureira. Só não é aconselhável abusar nas curvas devido à sua altura. Os freios, a disco só nas rodas dianteiras, continuam competentes e a direção elétrica tem o peso correto tanto em manobras como andando.
Resumo da história. O Spin Activ7 se destaca em espaço interno e por ser um dos menos caros no segmento de carros com 7 lugares.
Chevrolet Spin Activ7
Estado de SP R$129.830
Outros Estados R$ 126.790
(Junho 2022)
Mas já passou da hora dele evoluir, principalmente nos quesitos segurança e mecânica. Um abraço e até a próxima.
————————-
== Notas do Emilio ==
Desempenho 6
Consumo 8
Segurança 7
Estabilidade 7
Acabamento 7
Espaço interno 8
Porta-malas 6
Custo/benefício 8
Informações técnicas do Spin Activ7 2023:
Lista de equipamentos – Spin 2023
Texto e apresentação: Emilio Camanzi
Imagens: Camila Camanzi
Edição: Guilherme Carmo
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50