Teste com a Fiat Toro Ultra 2022

Teste com a Fiat Toro Ultra 2022

Quando fizemos o teste da nova Fiat Toro Freedom com motor 1.3 flex, perguntamos qual outra versão vocês queriam ver. A mais equipada, foi a resposta. Então, finalmente, ela está aqui: a Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel 4×4, a mais chique de todas.

 

 

Se há uma coisa que essa Fiat Toro Ultra 2022 faz é não passar despercebida. Ela tem todas as novidades de estilo das outras, como uma frente com novo capô, para-choque e grade. Porém, tanto ela como a Ranch têm uma grade diferenciada ao estilo RAM mais ousada, além de conjunto ótico Full LED, com DRL, faróis, luzes de neblina e lanternas, inclusive as traseiras, em LED.

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Só que na Ultra tanto a grade como as rodas e outros elementos, são em preto, o que a deixam com uma cara mais invocada ainda.

De lado, além das novas rodas calçadas com pneus todo terreno, afinal ela vem com o motor 2.0 turbo diesel e tração 4×4, um estribo de série faz a diferença.

Aliás eu não sei pra que, afinal além de enfear a picape, ele mais atrapalha do que ajuda; E se não estiver limpo, é fácil sujar a roupa nele…

O grande diferencial da Ultra, porém, está na traseira. Para atender aqueles que reclamam que a capota marítima não veda bem a caçamba da chuva e molha a bagagem, ela vem com uma tampa rígida integrada ao santantônio. Um conjunto que dá à Toro um ar de sedã, tanto na lateral como de traseira, pois a caçamba acaba virando um imenso porta-malas.

Mas você acha que isso resolveu o problema total da vedação? Nada…

Pra isso ela vem com a Cargo Bag, uma bolsa da MOPAR pra você colocar a bagagem dentro. E aí sim, proteger da chuva… Pelo menos o acesso à boa caçamba é razoavelmente fácil e simples. As duas portas da caçamba são leves bem como a tampa que tem o auxílio de duas molas. E tudo é trancado e destrancado eletricamente como em um automóvel.

Mas aqui entre nós, isso é pra quem quer um porta-malas, não uma caçamba de picape…”

Por dentro o acabamento tenta ser luxuoso. Bancos revestidos em couro com regulagens elétricas no do motorista; quadro de instrumentos digital e que não reflete mais no para-brisa; central multimídia de 10 polegadas vertical ao estilo RAM bem intuitiva com conexão sem fio, WiFi nativo de graça por apenas um ano, portas USB na frente e atrás e carregador por indução; partida por botão; sensores crepuscular e de chuva; ar-condicionado automático de duas zonas; espelho retrovisor eletrocrômico; e volante em couro, são detalhes bem legais. Tem ainda vários porta-objetos; um grande sob o assento do passageiro; câmera de ré com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; chave presencial; partida remota; e até luzes de cortesia sob os retrovisores.

Mas… Tem detalhes que não condizem com um carro desse preço.

Tudo bem, os materiais são de qualidade e os encaixes bem feitos. Porém superfícies macias ao toque, só nos apoios de braço das portas dianteiras e central. O restante é em plástico rígido. E não tem saídas de ar-condicionado atrás.

Pelo menos em espaço se sai bem.

Leva quatro adultos com conforto e bom espaço. Inclusive para quem vai atrás. O único senão, pra não fugir à regra, é quem vai ao meio do banco traseiro, que tem o incômodo do ressalto no encosto e o túnel no assoalho.

Agora vamos pra segurança.

Ela vem com 7 airbags, controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa. Além disso vem com farol alto automático; sistema de permanência em faixa ativo; e alerta de colisão com frenagem autônoma. Mas eu acho que deveria ter um sensor de ponto cego, principalmente pela pouca visibilidade que se tem pelo vidro traseiro por meio do retrovisor. Sem falar do ACC.

Na mecânica, sem grandes novidades.

A Ultra usa o já conhecido 2.0 turbo diesel de 170 cavalos e 37,5 quilos de torque. A única diferença, e que não interfere no desempenho do motor, fica por conta do sistema de injeção de ureia para que possa atender às novas normas antipoluição em vigor desde o início deste ano. O tanque do Arla 32 tem 13 litros e, segundo a Fiat, dá pra rodar 10 mil quilômetros com ele a um custo extra de 5 reais e 20 centavos a cada 1.000 quilômetros.

No restante tudo igual.

O câmbio é o automático de 9 marchas, com possibilidade de trocas manuais na alavanca de seleção ou aletas no volante; a tração é 4×4 sob demanda, ou seja, normalmente traciona pelas rodas dianteiras e só engata o 4×4, automaticamente, quando uma dianteira começa a patinar. Um conjunto que permite um desempenho interessante, especialmente nas retomadas de velocidade. Tem ainda controle automático de velocidade em descida, opção de travar a tração em 4×4, ideal para andar em terrenos escorregadios, e 4×4 Low, que segura o câmbio em 1ª marcha para usar em um off-road mais severo.

Por falar em off-road…

Tem bons ângulos de entrada, saída, uma boa altura do solo e pneus todo terreno. Mas não é feita pra encarar off road radical como muitos imaginam. De qualquer maneira, se sai bem quando o fora de estrada é um pouco mais intenso.

Ah, não posso esquecer do consumo…

Até que se saiu bem nesse quesito. Afinal, é importante com os atuais preços dos combustíveis. Em nosso circuito padrão cidade/estrada chegou a uma média de 10,8 km/l de diesel.

E quando falamos de dirigibilidade…

É silenciosa ao rodar em qualquer piso. O motor, apesar de ser diesel, só se faz presente no interior da cabine ao esticar as marchas no limite. E surpreende pelo conforto ao rodar. Graças à suspensão independente nas quatro rodas e do tipo multilink na traseira e que se adapta à carga transportada, vazia não pula como é comum nesse tipo de veículo. Parece um automóvel. E, claro, colabora também para a boa estabilidade. Os freios, apesar de terem disco só na frente, param bem a Ultra e a direção, comunicativa e precisa, completam o bom conjunto.

E aí, gostaram? Não é barata, claro. Mas é bem equipada, confortável e tem um consumo legal. Mas vamos combinar, é uma picape feita pra quem não quer uma picape, só gosta do design.

Tem ficha técnica e lista de equipamentos no link na descrição. Um abraço e até a próxima.

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Notas do Emilio

 

Desempenho                7

Consumo                       8

Segurança                     9

Estabilidade                  8

Acabamento                  8

Espaço interno              8

Caçamba                       8

Custo/benefício            7


 

Informações técnicas da Toro Ultra 2022:

Ficha Técnica – Toro Ultra TurboDiesel AT9 4×4

Lista equipamento de série e opcionais – Toro Ultra

 

LEGENDAS:

Capacidade da caçamba: 937 litros

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Motor 2.0 turbo diesel – 16v

Potência               170 cv

Torque                 37,5 kgfm

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Desempenho

0 a 100 km/h              11,9 s

80 a 120 km/h              9,0 s

Vel. máxima          193,5 km/h

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Ângulo de entrada:    24,7º

Ângulo de saída:       27.9º

Altura livre do solo:  23,3 cm

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Consumo médio (circuito cidade/estrada padrão)

10,8 km/l

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Toro Ultra

R$ 207.390

(Fevereiro 2022)

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Guilherme Carmo


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br