Testando o novo Polo Track

Testando o novo Polo Track

Tira daqui, tira dali, e surgiu o novo Volkswagen Polo Track, o substituto do ícone Gol que deixou de ser fabricado no fim de 2022. A gente já deu um aperitivo dele no lançamento. Mas agora chegou a hora do teste no dia a dia. Então, vem comigo.

 

Informações técnicas do Polo Track:

Ficha Técnica Polo Track

Equipamentos Polo Track

 

Substituir um ícone que foi produzido durante 42 anos e marcou época como o Gol, mas não tinha mais condições de se adaptar às novas normas de segurança, não é uma tarefa fácil. A solução da Volkswagen, sem ter que investir em um novo projeto, foi fazer uma versão simplificada do Polo, que usa a moderna plataforma MQB, batizou com o nome Track, que já foi usado pelo Gol, e o transformou no veículo de entrada da marca em versão única.

Agora, vou fazer uma pergunta polêmica: me conta nos comentários se você acha que o Polo Track tem chance de fazer o mesmo sucesso que o Gol fez? Eu vou te dar minha opinião no final do vídeo.

E aproveita e já dá aquele engajamento pra gente. Deixa um like no vídeo e compartilha com os amigos. Bora continuar.

Uma das coisas que fizeram para diferenciá-lo do restante da linha Polo, foi dar um visual diferente. Ganhou uma nova grade e para-choque que lhe deram uma cara mais ousada. Detalhes em preto fosco, como as maçanetas, os retrovisores e as calotas das rodas de aço de 15 polegadas, além das lanternas traseiras escurecidas, dão um toque esportivo. Um arranjo simples mas que ficou legal.

Como é uma versão de entrada, o interior é bem simples. Por isso não espere nada além de plástico rígido por todos os lados. Porém os bons encaixes, arremates e diferentes texturas, além dos bancos revestidos em tecido com costura alaranjada, ajudam a diminuir a sensação de simplicidade. O quadro de instrumentos, com conta-giros e velocímetro analógicos, é bacana, mas o computador de bordo no centro faz parte do único pacote opcional que vou falar mais pra frente.

E não espere muitas mordomias… Tem ar-condicionado, direção com assistência elétrica e vidros elétricos só nas portas dianteiras. Os retrovisores têm ajuste manual e o volante não tem regulagem de altura nem de profundidade… Só o banco do motorista tem ajuste de altura.

 

Polo Track             R$ 81.370

Média Plus II         R$ 920

(maio 2023)

 

O rádio faz parte do pacote opcional, chamado Media Plus II, que veio no carro de teste, e que engloba além dele, o computador de bordo; volante multifuncional; antena de teto; quatro alto falantes e duas tomadas USB tipo C.

Legal pra carregar o telefone. Mas podiam ter colocado no pacote opcional também aquele suporte de celular que vinha aqui em cima do painel em vários Volkswagen, não?

Quanto ao espaço nada de novo. É igual ao de um Polo. Bom na frente. Atrás dois adultos vão bem. Três apertados. E o porta-malas, com 300 litros, é bom para um hatch compacto.

 

Capacidade do porta-malas: 300 l

 

Em segurança é modesto. Mas pelo menos vem com quatro airbags, controles de tração, estabilidade; auxiliar de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência.

E o motor, claro, não podia deixar de ser 1.0 aspirado. Porém, diga-se de passagem, é um dos melhores do mercado quando o assunto é potência e torque. O motor 1.0 de 3 cilindros entrega até 84 cavalos e 10,3 quilogramas força metro de torque com etanol.

 

Motor – 1.0 flex – 12V

                         gasolina      etanol

Potência (cv)        77               84

Torque (kgfm)     9,6             10,3

 

E apesar da diferença de potência e torque entre os dois combustíveis, seu desempenho é praticamente igual com ambos.

 

Desempenho

                                 gasolina      etanol

0 a 100 km/h (s)           13,8           13,4

80 a 120 km/h (s)(*)     21,7          20,9

Vel. máxima (km/)        166           169

(*) em 5ª marcha

 

Um dos grandes responsáveis por isso, além do bom torque que já aparece em baixas rotações, é o câmbio manual de cinco marchas com relações muito bem acertadas. Aliás, por falar nele, esse câmbio manual da Volkswagen, para mim continua sendo referência no mercado quando o assunto são engates precisos e macios.

E se o desempenho é legal, o bom é que o consumo também é. Pode-se dizer, com certeza que, tirando os híbridos, é um dos melhores entre os carros com motor 1.0 atuais. Chegou a bons 10,3 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina.

 

Consumo médio km/l (nosso circuito cidade/estrada)

Etanol                10,3 km/l

Gasolina             14,4 km/l

 

Detalhe importante atualmente com o preço dos combustíveis.

Andando o Polo Track agrada, apesar da posição de dirigir ser muito baixa mesmo com o banco todo levantado. Tem a cultura europeia de suspensão mais firme, mas é confortável e silencioso ao rodar mesmo em pisos irregulares, passando ainda a boa sensação de robustez. E é espertinho na cidade, com boa dinâmica, além de fazer curvas muito bem, graças ao bloqueio eletrônico do diferencial. Pena que os faróis halógenos não são muito eficientes. Comparado aos atuais que a gente vê por aí, parecem 2 lamparinas…

Claro que como todo 1.0 aspirado sente o aumento de peso. Mas menos que a maioria dos 1.0, e encara uma estrada sem grandes problemas, desde que não se tenha muita preguiça de usar o câmbio.

Resumo da história? Segundo a Volkswagen fizeram essa versão única para substituir o Gol visando principalmente os frotistas. Daí, por exemplo, não ter nem a possibilidade de colocar uma multimidia como opcional para não encarecer o produto com a pré-disposição para a instalação. Tudo bem, mas apesar desses detalhes, sua relação custo-benefício não ficou das melhores.

 

Polo Track             R$ 81.370

(maio 2023)

 

Tem concorrentes, como por exemplo o Renault Stepway Zen 1.0 ou o Peugeot 208 Like 1.0, que custam menos e oferecem algo a mais.

Por isso eu, particularmente, acho que vai ser difícil o Polo Track ter o mesmo sucesso de vendas que teve o Gol.

Um abraço e até a próxima.

 


Notas do Emilio

Desempenho                7

Consumo                       9

Segurança                     7

Estabilidade                  8

Acabamento                  6

Espaço interno              8

Porta-malas                   8

Custo-benefício            6

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br