Testando o Cronos Drive 1.3 CVT

Testando o Cronos Drive 1.3 CVT

Se carro popular praticamente não existe mais, pelo menos estão surgindo versões menos caras com foco na economia de combustível e em dia com as novas tendências. Um exemplo: o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023, que promete baixo consumo de combustível aliado ao conforto do câmbio automático. Vamos ver se ele entrega tudo isso mesmo.

 

 

*Informações técnicas no final da matéria

No mercado há quatro anos, o Fiat Cronos agora só é vendido com motor Firefly 1.0 ou 1.3, como tem nesta versão que avaliamos, que tem como grande novidade o câmbio automático tipo CVT e que vocês pediram pra gente testar. Ele continua com um visual que agrada. Mas já estava merecendo um facelift para mudar um pouco a cara. E não é que veio? Olha aqui: (mostrar os detalhes enquanto eu falo) a grade ganhou uma nova colmeia interna e foram aplicados dois frisos cromados horizontais. Ah, e rodas com novo desenho. (volta pra mim). Foi tudo isso!

Tudo bem, a gente sabe que para conter custos não adianta inventar muita moda. Mas acho que poderia ter ganhado alguma coisa mais evidente para diferenciá-lo dos modelos anteriores. De qualquer maneira, a opção do motor 1.3 com câmbio automático, igual ao do Pulse e da Strada, foi uma boa sacada.

A versão Drive 1.3 é a intermediária e a que nos foi enviada estava equipada com um opcional chamado “Pacote Drive Plus”, que adiciona retrovisores elétricos com indicadores de direção; rodas em liga leve de aro 15 polegadas e câmera de ré.

Porém, o acabamento interno é bem simples. Eu diria que até demais. Olha aí!

O plástico predomina no interior monocromático preto e não tem nenhuma superfície macia. Nem nos apoios de braço das portas.

Parece que você está dentro de um daqueles carrinhos da Hot Wheels…

Falando de equipamentos: o revestimento dos bancos é todo em tecido; tem ar-condicionado manual, sem saídas atrás; a multimidia é de 7 polegadas, espelha celular por cabo e tem uma porta USB na frente e outra atrás; o volante só tem regularem de altura; e o quadro de instrumentos com computador de bordo no centro, é do tipo analógico. Quanto ao espaço interno, continua igual. Bom para quatro adultos e uma criança. E o porta-malas tem ótimos 525 litros de capacidade, ótimo para viagens com a família. Seria perfeito não fossem esses braços, que podem amassar a bagagem.

Em segurança, além do trivial, pelo menos vem com 4 airbags e os importantes controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa. Enfim, pelo que já custa, poderia vir com um pouco mais de tudo, não?

Bom, como já falei, a grande sacada foi criar esta versão 1.3 com o que o mercado anda preferindo, ou seja, o câmbio automático. É um conjunto que, de uma maneira geral, entrega um desempenho razoável. Porém, como o motor ganha 9 cavalos quando abastecido com etanol, tem melhores respostas quando abastecido com esse combustível. Especialmente nas acelerações e retomadas de velocidade, já que esse câmbio CVT, com suas 7 marchas virtuais, ajuda bastante com reduções rápidas. E ainda consegue disfarçar bem aquela sensação chata de escorregamento típica desse tipo de caixa de marchas.

Pra animar um pouco a tocada, tem o modo Sport de condução, acionado por um botão no volante, quando o acelerador responde mais rápido e as trocas de marchas são feitas em rotações mais altas. E ainda dá pra trocar as marchas sequencialmente na alavanca de seleção.

Na cidade ele vai bem. Já na estrada falta um pouco de potência e torque quando está carregado. Mas e o consumo? Vamo lá.

Nesse quesito, para um carro com câmbio automático, se sai bem. Em nosso circuito padrão cidade/estrada, chegou a bons 9,4 km/l de etanol e 13,2 de gasolina.

E como anda? Taí um detalhe que me surpreendeu.

Rodando é muito silencioso, tanto no isolamento acústico como em pisos irregulares, mostrando que a suspensão está muito bem acertada para nossas condições de ruas e estradas. E sem esquecer a estabilidade. Só não gostei foi da direção elétrica. Do tipo progressiva, é muito macia em manobras e baixas velocidades. Mas é 8 ou 80. Passando dos 40 por hora, fica pesada de repente e pouco precisa incomodando bastante principalmente na estrada. Dos freios, a disco só nas rodas da frente, nenhuma queixa. Progressivos, param com eficiência o Cronos.

Resumo da ópera. No conjunto me agrada. Mas pelo que custa, acho que deveria ser um pouco mais caprichado no acabamento e ter uns mimos a mais. Até a próxima. Tchau.

 

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Notas do Emilio

Desempenho         7

Consumo            8

Segurança          7

Estabilidade       8

Acabamento         6

Espaço interno     8

Porta-malas        9

Custo-benefício    6

 

Dados técnicos do Fiat Cronos Drive 1.3 CVT:

Ficha técnica – FIAT CRONOS DRIVE 1.3 CVT

Lista de equipamentos – Fiat Cronos 1.3 Drive CVT

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br