A Volkswagen acaba de apresentar no Salão do Automóvel de Paris o seu mais novo SUV, o Tayron, que está previsto para chegar ao mercado brasileiro como substituto do Tiguan Allspace.
Lançamento e Produção
O Tayron já está em produção na fábrica de Wolfsburg, Alemanha, com lançamento previsto para o início de 2025 na Europa. Para atender o mercado das Américas, incluindo o Brasil, uma linha de montagem será instalada em Puebla, México, a partir de 2026. Esta estratégia de produção isenta o modelo do imposto de importação no Brasil, o que pode impactar positivamente seu preço final.
Design e Dimensões
Com um visual que remete ao Tiguan europeu, mas com toques mais modernos, o Tayron mede 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de distância entre-eixos. Na configuração para cinco ocupantes, oferece um generoso porta-malas de 885 litros. Comparativamente, o Tiguan Allspace, que será substituído pelo Tayron, tem dimensões muito similares, com apenas 1 cm a mais no comprimento e 2 cm a menos na largura.
A versão R-Line, apresentada em Paris, exibe uma grade preta predominante e um design de iluminação distintivo, com faróis de LED interligados por um filete iluminado e o logotipo da marca também iluminado, tanto na frente quanto na traseira.
O Tayron traz a tecnologia de iluminação IQ.Light, com faróis e lanternas matriciais de LED. Este sistema oferece ajustes automáticos de faixa e luzes de curva dinâmicas, melhorando significativamente a segurança em condução noturna, com alcance de até 500 metros e uma potência de 900 lúmens.
Tecnologia e Interior
O interior do Tayron representa um salto qualitativo para a Volkswagen. Inspirado na família de carros elétricos ID, o painel adota um design minimalista com três telas: um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, uma central multimídia de até 15 polegadas e uma tela adicional para o passageiro, ainda não habilitada durante a apresentação em Paris.
O acabamento combina diversos materiais premium, incluindo couro, alcântara e superfícies emborrachadas. A iluminação ambiente personalizável, com filetes de LED que cruzam toda a cabine, e os ajustes elétricos do banco do motorista com três botões de memória são destaques adicionais.
Uma novidade interessante é a integração de um assistente de voz com ChatGPT, permitindo uma interação mais avançada com o veículo. A alavanca de câmbio foi reposicionada para a coluna de direção, liberando espaço no console central.
Motorização e Eficiência
O Tayron será oferecido com diversas opções de motorização, incluindo versões a gasolina e híbridas plug-in. A configuração básica conta com um motor 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, apoiado por um sistema micro-híbrido de 48V. Há também uma opção de motor 2.0 TSI de 190 cv e 32,6 kgfm.
As versões híbridas plug-in combinam o motor 1.5 TSI com um conjunto elétrico e uma bateria de 19,7 kWh, oferecendo potências de 204 cv ou 272 cv. Todas as versões virão equipadas com transmissão DSG de sete velocidades.
Para o mercado europeu, também estão disponíveis opções a diesel com o motor 2.0 TDI, oferecendo 150 cv ou 193 cv, mas é improvável que estas versões cheguem ao Brasil.
Perspectivas para o Mercado Brasileiro
Embora o preço exato ainda não tenha sido divulgado, espera-se que o Tayron seja posicionado na faixa acima dos R$ 300 mil no mercado brasileiro, considerando que o atual Tiguan é vendido por R$ 292.990. O novo modelo deverá oferecer configurações para cinco e sete ocupantes, mantendo a versatilidade do Tiguan Allspace.
Veja mais:
- Subaru Revela Sistema Híbrido com até 1.000 km de autonomia
- Comparativo entre Shark, Hilux, Amarok e Ranger
- Denza: Marca de Luxo da BYD vem para o Brasil