Denza: Marca de Luxo da BYD vem para o Brasil
A BYD prepara-se para expandir sua presença no Brasil com o lançamento de sua marca de luxo, Denza. Prevista para chegar ao país no primeiro semestre de 2025, a Denza representa uma nova fase na estratégia da empresa para o mercado brasileiro, focando no segmento premium com veículos de alta tecnologia e acabamento refinado.
Modelos Confirmados e Posicionamento
A Denza iniciará suas operações no Brasil com dois modelos já confirmados: a van executiva D9 e o SUV de grande porte Bao 5. Ambos os veículos foram mostrados no Festival Interlagos e no lançamento da picape Shark em Goiânia.
Fontes não oficiais indicam que os preços estimados para esses modelos devem girar em torno de R$ 600 mil, posicionando-os como os veículos mais caros da BYD no Brasil. Este patamar de preço coloca a Denza em competição direta com marcas de luxo estabelecidas, como Audi, BMW e Volvo.
Denza Bao 5
O SUV Bao 5, vendido como FangChengBao 5 na China, utiliza a mesma plataforma da picape Shark da BYD. Seu sistema híbrido plug-in, denominado DMO, combina um motor 1.5 turbo de 193 cv com dois motores elétricos de 272 cv e 387 cv, resultando em uma potência combinada de 686 cv e 77,5 kgfm de torque que garantem a aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos.
Em termos de dimensões, o Denza Bao 5 tem 4,89 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos. O peso total se aproxima dos 2.900 kg. O interior do SUV apresenta elementos que lembram a picape Shark, como o console central elevado com botões semelhantes a teclas de aviação.
No ciclo chinês, o Bao 5 promete uma autonomia total de quase 1.200 km, dos quais 125 km podem ser percorridos no modo puramente elétrico. Em julho, o veículo entrou para o livro dos recordes ao ser o primeiro carro híbrido plug-in a subir a quase 6.000 metros de altitude.
Denza D9
A Denza D9 é uma van que se destaca pelo luxo a bordo, oferecendo configurações comparáveis às classes executivas de aeronaves. As poltronas da segunda fileira, por exemplo, contam com aquecimento, ventilação, funções de massagem e ajustes elétricos, incluindo apoio para as pernas. E o conforto e espaço a bordo são garantidos por uma configuração peculiar de 2+2+3 assentos, totalizando sete lugares.
O interior da D9 é equipado com várias telas, incluindo duas pequenas específicas para cada assento da segunda fileira e duas maiores para entretenimento. O teto solar generoso é dividido em duas partes, e as portas laterais têm abertura elétrica.
A van D9 chega em versão híbrida plug-in com um motor 1.5 turbo de ciclo Miller (138 cv e 23,5 kgfm) associado a um motor elétrico de 231 cv e 34,6 kgfm, totalizando 300 cv de potência combinada e 58,2 kgfm de torque. A bateria de 20,4 kWh promete uma autonomia elétrica de aproximadamente 100 km no ciclo CLTC.
As dimensões da D9 são 5,25 metros de comprimento e 3,11 m de entre-eixos, porte similar à Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, por exemplo.
Estratégia de Mercado
A Denza operará com lojas próprias, separadas das concessionárias BYD, embora exista a possibilidade de compartilhar parte da estrutura física. Uma opção considerada é aproveitar a estrutura física das concessionárias BYD, mas separar os showrooms por uma parede, similar à estratégia adotada pela Stellantis em diversos pontos de venda no país.
A decisão de trazer a Denza ao Brasil reflete a confiança da BYD no potencial do mercado brasileiro para veículos elétricos e híbridos de luxo. Além disso, demonstra o compromisso da empresa em oferecer uma gama completa de opções, desde modelos mais acessíveis até veículos premium.
Perspectivas e Desafios
O lançamento da Denza no Brasil representa um movimento ousado da BYD, desafiando marcas de luxo estabelecidas em um mercado tradicionalmente dominado por fabricantes europeus e japoneses. O sucesso desta empreitada dependerá não apenas da qualidade e tecnologia dos veículos, mas também da capacidade da marca em estabelecer uma imagem de prestígio e confiabilidade junto aos consumidores brasileiros.
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