Stellantis tem queda de 12% na receita no 1T de 2024
Primeiro trimestre de 2024 foi marcado por quedas na receita e nas vendas de carros para a Stellantis. No entanto, a empresa está otimista para a temporada
A Stellantis N.V. anunciou nesta terça resultados mistos para o primeiro trimestre de 2024, com a empresa enfrentando uma queda na receita e nas vendas de carros em meio à transição para um portfólio de produtos de nova geração. O anúncio de R$ 30 bilhões é destaque nas contas mundiais da empresa.
A receita líquida da Stellantis no primeiro trimestre de 2024 totalizou 41,7 bilhões de euros, um decréscimo de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa queda foi atribuída principalmente à redução de volumes, efeitos cambiais desfavoráveis e mix de produtos, parcialmente compensados por preços mais fortes.
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As entregas consolidadas também experimentaram um declínio, diminuindo 10% para 1.3 milhões unidades em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Essa queda reflete as medidas da empresa para ajustar a produção e gerenciar estoques em preparação para o lançamento de novos produtos no segundo semestre do ano.
Pontos Positivos
Apesar da queda geral na receita e nas vendas, a Stellantis apresentou alguns pontos positivos durante o trimestre. As vendas aos clientes finais permaneceram estáveis em relação ao ano anterior, com crescimento nas regiões do Oriente Médio e África (+23%) e Europa ampliada (+6%).
A empresa também registrou um aumento de 8% nas vendas globais de BEVs (veículos elétricos de bateria) e um crescimento de 79% nas vendas de PHEVs (veículos híbridos plug-in) na América do Norte.
A Stellantis está em meio a uma transição significativa para um portfólio de produtos de nova geração, com o lançamento de 25 novos modelos este ano, incluindo 18 versões BEV. Essa mudança estratégica visa impulsionar o crescimento e a lucratividade da empresa na segunda metade de 2024.
A empresa também está investindo pesadamente em novas tecnologias e mercados. Um plano de investimento recorde de 5,6 bilhões de euros (30 bilhões de reais) foi anunciado para a América do Sul entre 2025 e 2030, enquanto acordos de frota com SIXT e Ayvens podem levar à compra de até 750.000 veículos nos próximos três anos.
Perspectiva para 2024
Apesar dos desafios no primeiro trimestre, a Stellantis acredita que vá alcançar uma margem de lucro operacional ajustada (EBIT) de dois dígitos em 2024 e um fluxo de caixa livre industrial positivo. A empresa acredita que a transição para novos produtos e os investimentos estratégicos realizados posicionam-na para um crescimento e lucratividade sustentados no futuro.
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