Stellantis terá carros híbridos flex montados em Betim

Stellantis terá carros híbridos flex montados em Betim
Fábrica de Betim está no mapa para os planos de descarbonização da Stellantis

Plano da Stellantis é ter 20% de toda produção eletrificada até 2030. Ao invés de carros 100% elétricos, aposta será em veículos híbridos flex 

Thiago Ventura

A Fiat não admite, mas está atrás na corrida pela eletrificação. Enquanto a Volvo e Audi vendem bastante no segmento luxo com modelos 100% elétricos,  a Toyota domina com motores híbridos flex com a linha Corolla e Corolla Cross. Fiat 500e e Jeep Compass 4xe são suas apostas eletrificadas recentes, mas com volume bem aquém. Até a Caoa Chery conseguiu um bom marketing, ao anunciar toda sua produção no país com alguma eletrificação.

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Mas essa falta de timming parece está no fim e o caminho  já foi escolhido: o grupo vai apostar na tecnologia híbrida flex com produção nacional. Os futuros motores deverão ser montados na planta da Stellantis em Betim (MG). A Stellantis pretende bater sua meta de descarbonização utilizando a expertise da sua engenharia com motores flex. Além da eficiência energética,  o uso do etanol é chave para alcançar a meta mais rápido e com custo menor do que com um modelo 100% elétrico.

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Essas são as conclusões de conversas e entrevistas recentes do Carros com Camanzi com fontes da empresa e com o próprio CEO para América do Sul, Antonio Filosa.  O Brasil se insere dentro do plano estratégico global Dare Forward 2030; para o país, a meta de ter 20% de todos os produtos eletrificados em até oito anos.

“A grande maioria desses produtos será híbrida, associando motores elétricos com etanol. Será uma tecnologia tão limpa quanto de um 100% elétrico, considerando da produção até o veículo finalizado (ciclo Well-to-wheel)”, afirma Filosa. O executivo ainda ressalta que haverá opções plug-in e 100% elétricas. Logo, o grupo deve apostar em híbridos-leves flex.

Até 2025, a Stellantis pretende lançar 16 produtos novos e 28 reestilizações, números que contemplam as várias marcas do grupo na região. Há ainda a previsão de sete modelos eletrificados. O segmento que mais será contemplado será dos SUVs, com 34%, seguido pelas vans (28%) e picapes (25%). Automóveis de passeio representam 13%.

A Polo Automotivo de Betim será essencial nesse planejamento, por ser o maior polo de powertrain da América Latin e sede  da Stellantis na região. Com mais de 40 laboratórios e mais de dois mil engenheiros, técnicos e designers e 120 empresas fornecedoras,  o local é parte chave da estratégia de descarbonização.

A planta de Betim está incluída na rede  global de centros de tecnologia e instalações de teste da Stellantis no plano Dare Forward 2030. O objetivo é apoiar a estratégia de longo prazo da empresa de oferecer veículos elétricos (EV). Por aqui, testes de segurança de nível mundial podem ser realizados para validar futuros produtos.

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br