Stellantis anuncia R$ 30 bi para eletrificar produção no Brasil
Fiat, Jeep, Peugeot e Ram terão carros eletrificados produzidos no Brasil. Stellantis terá 40 lançamentos
A Stellantis, conglomerado automotivo dono da Jeep, Fiat e Peugeot, dentre outras, anunciou um investimento significativo de R$ 30 bilhões no Brasil, marcando um marco na indústria automotiva nacional. É o maior já feito pela indústria no país nos últimos tempos.
O foco desse aporte é a produção de veículos eletrificados, destacando a estratégia Bio-Hybrid, que prioriza veículos híbridos-flex. O primeiro modelo resultante desse investimento está programado para ser lançado no segundo semestre de 2024.
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
- Jeep Compass Blackhawk – Teste do Camanzi
- Fiat Titano Volcano 2025 – Boa pra Trabalho
O CEO global da Stellantis, Carlos Tavares, esteve pessoalmente no Brasil para anunciar o investimento e se encontrou com o presidente Luís Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. A reunião também contou com a presença do CCO da Stellantis na América Latina, Emanuelle Cappellano.
O aporte será direcionado exclusivamente para as três fábricas da Stellantis no país: Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ).
O investimento visa lançar 40 produtos até 2030, abrangendo diversas marcas do grupo.Carlos Tavares destacou que esse anúncio reforça a confiança e o comprometimento da Stellantis com o futuro da indústria automotiva sul-americana, respondendo ao ambiente de negócios favorável encontrado na região.
A estratégia central desse investimento é a implementação da tecnologia Bio-Hybrid, que combina etanol, combustível característico do Brasil, com motores elétricos. Além disso, o aporte contemplará o desenvolvimento de carros elétricos, alinhando-se com as demandas do mercado. Desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, as quatro plataformas eletrificadas planejadas visam atender às metas do plano Dare Forward 2030, concentrado na redução das emissões de CO2. A expectativa é alcançar 20% de produtos elétricos no Brasil até 2030.
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil