Sprinter completa 25 anos com segurança no auge

Utilitário oferece controle de estabilidade, alerta e frenagem de emergência de série. Mercedes-Benz Sprinter possui 87 configurações

Thiago Ventura

Um modelo icônico entre os utilitários de carga e passageiros acaba de completar 25 anos de Brasil: a Mercedes-Benz Sprinter. O veículo foi lançado na Europa em 1995 como primeiro comercial da marca a receber um nome próprio. Dois anos depois, desembarcou no mercado nacional para disputar mercado nos comerciais entre 3,5 e 5 toneladas. Em 25 anos de mercado brasileiro, já são mais de 180 mil unidades que anda circulam por aqui!

Atualmente na terceira geração, a Sprinter é produzida na Argentina e tem como diferencial um pacote avançado de segurança, desde a versão mais básica, a chassi-cabine, chamada de Sprinter Truck. O utilitário conta com controle eletrônico de estabilidade (ESP), tração (ASR) e alerta e frenagem autônoma de emergência (ABA) de série. Também conta com assistente de partida em rampa e retrovisores elétricos.

A última novidade do produto é a linha Sprinter Street 315 CDI: trata-se de um chassi-cabine e furgão com peso bruto total de 3,5 toneladas. Ou seja, um veículo que pode ser dirigido com CHN categoria B e circular no centro estendido de grandes cidades.

Sprinter pode vir equipada com volante multifuncional e central de 8″

O utilitário tem o novo motor turbodiesel  OM654 2.2 de quatro cilindros e 163 cv, projetado redução nas emissões e uso em trechos urbanos e mistos. Ele substitui o 2.2 de 143 cv que era biturbo. Apesar de apenas uma turbina, a novidade tem geometria variável e bloco em alumínio. A transmissão é manual de seis marchas; não há opção automática em nenhuma configuração.

“A Sprinter é um dos modelos da Mercedes-Benz mais próximos ao público brasileiro, participando de forma direta ou indireta da vida diária de toda a população do país”, afirma Carlos Garcia, CEO e presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. Segundo o executivo, a marca aposta no crescimento do setor de logística e e-commerce para melhorar em vendas.

A Sprinter é vendida em três carrocerias: chassi cabine (Sprinter Truck), van de passageiros e furgão, que pode ser fechado ou envidraçado. Segundo a marca, são 87 configurações para o mais diversos negócios.

O modelo pode ser aplicado  para transporte escolar, turismo, traslados, transporte urbano e fretamento aos furgões para serviços de entrega e chassis com cabine voltados para o transporte de mercadorias. Entre outras utilizações destacadas estão as ambulâncias, veículos de segurança e motorhomes.

Duas Sprinter fazem o teste de frenagem autônoma

Sprinter no Brasil

A Mercedes-Benz Sprinter foi lançada no Brasil em 1997, dois anos após o debut na Europa. A segunda geração chegou em 2012, quando passou a adotar  programa eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista.

O veículo está em sua terceira geração, lançada em 2019. O design lembra o padrão anterior dos modelos de passeio da Mercedes-Benz. O produto oferece  assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré, esse último no caso de vans e furgões.

Opcionalmente pode vir com volante com comandos do som e sistema multimídia MBUX, com tela touchscreen de 7 polegadas, espelhamento de smartphones compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, entradas USB e transmissão de áudio via Bluetooth.

Eu fiz um test drive num Sprinter Truck com essa funcionalidade e o novo motor 315 CDI. A experiência de dirigir fica próxima a de uma caminhonete média, com a vantagem da maior visibilidade. A troca de marchas tem engates precisos, próximo de um automóvel do que um caminhão.

Em três exercícios, realizados em ambiente fechado e controlado, acompanhei os recursos de segurança do utilitário. Devidamente acomodado como passageiro da frente, conferi o sistema de frenagem autônoma na prática, que freia o veículo sem intervenção do motorista.

Para conferir o “teste do alce”, a MB preparou uma Sprinter com dois apoios laterais para evitar o capotamento. O veículo ainda recebe uma carga extra posicionada no alto para elevar o centro gravitacional. Com o ESP desligado, a van bate com os apoios no chão numa manobra evasiva. Sem eles, o veículo poderia ter capotado. A mesma manobra é realizada com o ESP acionado: a Sprinter consegue superar o obstáculo.

 

Teste do Alce mostra a importância do ESP

Versões

A linha Sprinter furgões é composta de 16 versões. Sprinter 314 CDI Street, 315 CDI Street e 416 CDI são oferecidos com três opções de comprimento: curto, longo e extralongo, e quatro de capacidade volumétrica, com 7,5 m³, 9m³, 10,5m³ e 14 m³.  Já o 516 CDI, com maior capacidade, tem versões com 14 m³ e 15,5 m³ e duas opções de distância entre eixos.

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Já as vans são oferecidas em cinco capacidades (passageiros + motorista): 9+1, 15+1, 17+1, 19+1 e 20+1. Cada versão pode variar de acordo com pacotes de equipamento, que incluem itens de conforto como ar-condicionado frontal e traseiro e assentos de luxo e recursos tecnológicos, como o piloto automático.

A Sprinter Truck (chassi com cabine) possui três opções básicas, com capacidade de carga de 3.500 kg, 4.100 kg e 5.000 kg, a primeira e a última com duas variantes de distância entre eixos. Todas as versões podem ter pacote Comfort ou Hi-Tech e a Sprinter Truck 516 CDI com maior distância entre eixos conta também com o pacote Motorhome, voltado para essa aplicação, que tem como diferencial o assento do passageiro simples (nas outras versões ele comporta duas pessoas).

As duas primeiras gerações da Sprinter
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